Notícias

Acadêmicos de educação física da Faculdade Dom Bosco, em Curitiba, conhecem trabalho desenvolvido pelo Instituto Compartilhar

Coordenadores técnicos do Instituto Compartilhar disseminam Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol.

A Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol foi tema principal durante alguns encontros realizados entre profissionais do Instituto Compartilhar e acadêmicos de educação física da Faculdade Dom Bosco, em Curitiba. No dia 18 de abril aconteceram apresentações teóricas a três turmas do período da noite e, no dia 20, estudantes do período da manhã tiveram a oportunidade de ir até o Núcleo Central do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná para vivenciar a metodologia na prática. Foram momentos bastante produtivos.

No primeiro dia (18) o analista de projetos do Instituto Compartilhar, Vinicius Petrunko, foi até a faculdade e conversou com acadêmicos do 2º período sobre a importância de fazer planejamento para as aulas de educação física. Já para os estudantes de duas turmas do 5º período, ele apresentou o Instituto Compartilhar e explicou como funciona a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. Os assuntos foram escolhidos conforme a disciplina de aula dos acadêmicos e solicitação dos professores.

Acadêmicos de educação física da Faculdade Dom Bosco, em Curitiba, conhecem Núcleo Central do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná e participam de atividades práticas durante as aulas de minivôlei.

No segundo dia (20) o local para a troca de conhecimentos foi o Núcleo Central do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná. Durante a visita, os alunos do Compartilhar estavam em aula e os acadêmicos da turma do 5º período da manhã puderam visualizar melhor o que os coordenadores técnicos da entidade, Kátia Keller, Vinicius Petrunko e Tatiana Ribas falaram durante um bate-papo mais descontraído.

A professora de educação física da Faculdade Dom Bosco e responsável pela disciplina Pedagogia do Esporte, Elisangela Ananias, já conhecia o projeto e sabe bem os resultados do trabalho desenvolvido, pois suas duas filhas praticam as aulas de minivôlei. Por conhecer a entidade, ela pediu que os profissionais explicassem aos acadêmicos alguns pontos principais como a inserção de valores durante a prática esportiva (cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia) e a não necessidade de apitos para chamar a atenção das crianças de adolescentes. “Essa experiência em campo é muito importante”, avaliou Elisangela.

Visita é bastante produtiva.

Os coordenadores do Instituto Compartilhar também explicaram aos acadêmicos sobre a possibilidade de adaptar a metodologia a outros esportes e realidades de trabalho, visto que muitos deles não têm como foco o voleibol. Os acadêmicos ficaram à vontade para esclarecer dúvidas e, em quadra, durante algumas atividades das aulas, eles interagiram com as crianças e adolescentes do projeto.

Coincidência ou não, dois acadêmicos já foram alunos do Instituto Compartilhar em Curitiba. Maiara Prohmann, 20 anos, tem lembranças boas das aulas de minivôlei e ficou contente em realizar a visita ao Núcleo Central. Ela contou que gostava muito do incentivo dado aos estudos, pois os professores acompanhavam as notas escolares dos alunos, e lembrou com carinho da importância dada à ética no esporte por meio dos alunos fair play. “A gente se empenhava para estar aqui”, contou.

Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.

Fotos: Divulgação IC. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…