Notícias

Cinco anos de aprendizagem mútua: ações da parceira Universidade Potiguar beneficiam acadêmicos da instituição e alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Parceria entre a UnP e o Núcleo Natal do projeto Vôlei em Rede do Instituto Compartilhar existe desde 2010.

A Universidade Potiguar (UnP) é para o Instituto Compartilhar aquele parceiro com quem realmente se pode contar. Desde o ano de 2010, quando se uniu ao Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede, a UnP sempre esteve muito ativa e até hoje traz benefícios significativos aos alunos que frequentam as aulas de minivôlei. Professores e familiares da garotada acompanham tudo de perto e também participam de algumas atividades.

Além do apoio financeiro ao núcleo, que ajuda a viabilizar o trabalho do projeto na cidade, a UnP realiza ações educativas diferenciadas. Universitários de diferentes áreas da saúde como enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia e de educação física vão frequentemente até o núcleo para ministrar palestras, realizar avaliações físicas, exames de sangue e várias outras atividades que enriquecem o desenvolvimento das crianças e adolescentes, envolvendo inclusive pais e responsáveis.

Familiares dos alunos também são beneficiados com as ações promovidas pela parceira.

Uma das profissionais da UnP mais envolvidas com o projeto, a coordenadora do curso de educação física, Danielle Mafra, acredita que “a parceria entre a Universidade Potiguar e o Instituto Compartilhar é muito importante, pois permite aos alunos da graduação o conhecimento e a compreensão de como funciona um projeto social e sua importância na prática, o que os engrandece enquanto cidadãos. Além disso, a parceria contribui para excelentes práticas de estágio todos os semestres, e os prepara para o futuro profissional. Na soma, o Instituto Compartilhar proporciona aos estudantes e professores da UnP o desenvolvimento social e profissional de maneira extraordinária e única”, conta Danielle satisfeita.

O Relatório Anual de 2014 feito pelo Instituto Compartilhar mostrou o quanto o Núcleo Natal/RN se destaca em âmbito nacional: é um dos mais estáveis, superando a maioria das metas, e se destacando pela ampla participação dos familiares dos alunos. O professor e coordenador local do núcleo, Cláudio José de Araújo, observa a importância da parceria com a UnP em seu dia a dia: “eles são bastante presentes. Não só dentro do projeto, com palestras e eventos, como também fora, quando por exemplo nós encaminhamos algum aluno para tratamento dentário e eles prontamente ajudam”, revela.

Semana da Saúde Bucal: em 2010, acadêmicos da UnP visitam o núcleo para atividade educativa.

Os alunos do projeto são beneficiados, mas os acadêmicos e docentes da UnP também aprendem muito com a parceria. “Foi muito motivador acompanhar a aplicação do projeto do Instituto Compartilhar. A experiência foi inspiradora para os alunos, estagiários da nossa Universidade, e também para mim, pois as aulas seguiram um planejamento organizado e coerente com as mais diferentes necessidades das crianças e adolescentes que se beneficiaram com elas”, conta a docente do curso de educação física, Andressa Guimarães. Ela também ressalta que “o projeto é uma ferramenta que prepara para a vida, pois além de favorecer a prática esportiva, ele contribui com a formação de cidadãos conscientes a respeito de valores fundamentais para crescer na vida como disciplina e respeito”.

O Núcleo Natal/RN teve início em 2006 e atualmente também conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Natal, do Natal Volley Club (local onde acontecem as aulas do projeto) e do Colégio Centro de Educação Integrada (CEI). Na cidade, o projeto atende a cerca de 200 crianças e adolescentes.

Fotos: Divulgação IC. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…