Notícias

De aluna a professora do Instituto Compartilhar: Gabriele Benetti, do projeto Esporte em Ação, conta como o vôlei guiou sua vida

2009: Professora Gabriele Benetti ministra aula de minivôlei no extinto Núcleo Vila Torres, em Curitiba, do Instituto Compartilhar.

A trajetória do Instituto Compartilhar começou a ser trilhada em 1997, quando o Centro Rexona de Excelência do Voleibol – hoje projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná – foi criado pelo técnico de voleibol Bernardinho, em Curitiba (PR). Por força do destino, a história da professora Gabriele Benetti com o esporte teve início no mesmo ano, quando aos 11 anos, ela foi selecionada pelo projeto para aprender voleibol. A série #QuemFaz conta um pouco mais sobre essa história.

Atualmente ela trabalha em dois núcleos do projeto Esporte em Ação, na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Gabriele nunca poderia imaginar que passaria de aluna a professora do Instituto Compartilhar. “Comecei a jogar vôlei na escola, com 11 anos. No mesmo ano teve a peneira para o projeto e eu passei”, conta. E foi assim que a sua carreira como atleta começou.

De aluna a professora: Gabriele ensina às crianças e adolescentes do projeto Esporte em Ação tudo o que aprendeu no Instituto Compartilhar.

Ainda na adolescência, Gabriele jogou pelo time do Paraná Clube. E a opção pelo curso universitário de educação física foi inevitável. Foi na faculdade Tuiuti que, mais uma vez, seu caminho encontrou com o Compartilhar. Na época existia um núcleo do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná dentro da instituição. E adivinhem? Ela foi estagiar lá.

Depois de um ano formada, surgiu a oportunidade de trabalhar como professora do Instituto Compartilhar, no Núcleo Vila Torres do projeto Esporte em Ação, também em Curitiba. O coordenador dos Núcleos São José dos Pinhais, Fabiano Prado, conheceu a professora nessa época. “Por ter sido atleta, ela tem a parte técnica apurada e o grande contato com o Compartilhar facilitou o entendimento e prática da metodologia de ensino ”, explica o coordenador, que não poupa elogios para a Gabi: “os alunos adoram ela. Gabriele sabe bem a hora de pegar firme ou de passar a mão na cabeça”.

Para a professora, o fato de ter passado pelo projeto como aluna e depois como estagiária a fez se sentir mais preparada para exercer a profissão dentro do Compartilhar. “Foi uma coisa boa que aconteceu em minha vida e que me deu direção para seguir nessa área”, comenta. Além das aulas de vôlei, a professora também se divide atendendo empresas de Curitiba com ginástica laboral.

Gabriele esbanja simpatia durante Simpósio de Professores e Coordenadores IC 2015.

Mas como a vida não é só trabalho, sempre que pode ela gosta de curtir uma praia aos finais de semana para tomar sol e aproveitar momentos de tranquilidade. E, como uma boa curitibana, o passeio ao shopping não pode faltar.

Numa parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais/PR, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), o Instituto Compartilhar deu início às atividades do Núcleo Cidade Jardim – S. J. dos Pinhais do projeto Esporte em Ação, em 2011. O Compartilhar passou então a oferecer aulas de voleibol e capoeira, estimulando um número crescente de crianças e adolescentes à prática esportiva e à melhoria da qualidade de vida. Devido aos resultados positivos apresentados pelo núcleo, em 2014 foi inaugurado o Núcleo Afonso Pena.

Fotos: Divulgação IC, Leila Nunes e Luis Fernando Vales. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…