Notícias

Disputa inédita de vôlei de praia reúne os principais nomes da modalidade no Rio de Janeiro, a partir de 26 de fevereiro

Brasileiro Ricardo Santos x Americano Phil Dalhausser. Créditos FIVB (Federação Internacional de Voleibol).

Brasileiro Ricardo Santos x Americano Phil Dalhausser. Créditos FIVB (Federação Internacional de Voleibol).

Brasil e Estados Unidos, as duas maiores potências olímpicas do vôlei de praia, se enfrentarão em um evento inédito entre os dias 26 de fevereiro e 01 de março: Melhores do Mundo – Brasil x USA – Vôlei de Praia – 2015. O desafio reunirá na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, as 8 melhores duplas de cada país (4 masculinas e 4 femininas), que entrarão em quadra para escrever um novo capítulo da rivalidade histórica entre os maiores vencedores da modalidade. Participarão da competição nove medalhistas olímpicos, oferecendo ao público uma prévia dos Jogos Rio 2016. A entrada na arena construída para o evento será gratuita.

Na quinta e na sexta, todas as duplas enfrentam as adversárias do país rival, totalizando 32 jogos (16 masculinos e 16 femininos). Os melhores representantes de cada país fazem as 2 finais no domingo (masculina e feminina), enquanto os segundos melhores desempenhos disputam os terceiros lugares no sábado (masculino e feminino). Vence o país que somar o maior número de pontos ao longo dos 36 confrontos.

As partidas da fase classificatória valerão um ponto cada. Já as disputas de terceiro lugar valerão três pontos e as finais, cinco pontos cada.

Dos 32 atletas presentes no torneio, 13 têm participação em Jogos Olímpicos e nove são medalhistas. Pelo Brasil destacam-se Emanuel (prata em Londres, bronze em Pequim e ouro em Atenas), Ricardo (bronze em Pequim, ouro em Atenas e prata em Sydney), Alison (Prata em Londres), Larissa (bronze em Londres), Juliana (bronze em Londres) e Talita (participação nos jogos de 2008 e 2012). Completam o time brasileiro: Maria Elisa; Ágatha e Bárbara; Maria Clara e Carol; Bruno Schmidt; Pedro Solberg e Evandro; e Álvaro Filho e Vitor Felipe.

Entre os americanos, os maiores nomes são: Kerri Walsh (tri campeã olímpica em 2004, 2008 e 2012), April Ross (prata em Londres), Jennifer Kessy (prata em Londres), Phil Dalhausser (ouro em Pequim), Sean Rosenthal (participação nos jogos de 2008 e 2012) e Jake Gibb (participação nos jogos de 2008 e 2012). Outras presenças confirmadas são: Casey Patterson; Theo Brunner e Nick Lucena; John Hyden e Tri Bourne; Emily Day; Lauren Fendrick e Brooke Sweat; Jennifer Fopma e Summer Ross.

O evento distribuirá a premiação de US$ 120.000,00 e contará com a transmissão recorde pelo SPORTV de 36 jogos, a maior cobertura ao vivo para um evento de vôlei de praia no Brasil.

O “Melhores do Mundo – Brasil x USA – Vôlei de Praia – 2015” tem como patrocinador master Banco do Brasil e patrocinadores oficiais: Light, Sportv e Sorvetes Nestlé. O evento também conta com os seguintes parceiros oficiais: Delta/GOL Linhas Aéreas, Grupo BHG e Benassi. A organização é da ALDEeA.

A competição é chancelada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e pela USA Volleyball (USAV). O evento conta com o apoio do Ministério dos Esportes através da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude –SEELJE, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Rivalidade Brasil e Estados Unidos
Das 30 medalhas olímpicas já disputadas no vôlei de praia desde os Jogos de Atlanta 1996, o Brasil conquistou 11 (2 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze) e os Estados Unidos 9 (6 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze).

No Campeonato Mundial, realizado a cada dois anos desde 1997, são 9 títulos para o Brasil e 5 para os Estados Unidos.

Já no Circuito Mundial, disputado desde 1989 (masculino) e 1992 (feminino), o Brasil conta com 35 vitórias e os Estados Unidos com 9.

Em 2009, na cidade de Phoenix, nos Estados Unidos, foi realizado o World Challenge USA x Brazil, edição americana do “Melhores do Mundo”. Os Estados Unidos foram os campeões, com a vitória decidida no último jogo, quando Dalhausser/ Rogers venceram Alison/Harley por 2×0. Na final feminina, Juliana e Larissa ganharam de Kerry Walsh e Misty May também por 2×0.

No Brasil, entre 2002 e 2008, havia o Desafio dos Reis e Desafio das Rainhas – Brasil x USA, na praia de Ipanema, que levava o vencedor do Rei e Rainha da Praia a jogar com sua parceria contra o Rei e Rainha da Praia americano e seus parceiros. Os países se enfrentaram 12 vezes, sendo que o Brasil venceu 8 destes confrontos.

Serviço Melhores do Mundo – Brasil x USA – Vôlei de Praia – 2015
Data: 26 de fevereiro a 1° de março
Local: Praia de Copacabana
Entrada Gratuita
Facebook: https://www.facebook.com/MelhoresdoMundoVoleidePraia
Site: http://melhoresdomundovolei.com.br/

Horário de transmissão ao vivo SPORTV:
• 26/02 – quinta-feira – 12h às 21h45
• 27/02 – sexta-feira – 12h às 21h30
• 28/02 – sábado – 12h às 15h
• 01/03 – domingo – 11h às 14h30

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…