Notícias

Em torneio internacional, alunos do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro têm contato pela primeira vez com o Goalball, um esporte paralímpico

 

Professor Felipe Monteiro e alunos do Núcleo Vigário Geral/RJ assistem a partida de Goalball da Seleção Brasileira Masculina.

Aconteceu no começo desde mês no Rio de Janeiro um torneio internacional de Goalball, esporte que surgiu depois da segunda guerra mundial, com objetivo de reintegrar ex-soldados que haviam sofrido algum tipo de lesão visual. Hoje a modalidade compõe a grade dos esportes paralímpicos e continua contribuindo para a integração social de deficientes visuais. Alguns dos alunos do projeto Vôlei em Rede do Instituto Compartilhar no Rio de Janeiro puderam acompanharam uma partida da Seleção Brasileira Masculina de Goalball. A as turmas do Núcleo Vigário Geral assistiram a partida contra a Turquia no dia 07, já o Núcleo Taquara observou o jogo contra a Lituânia no dia 09 de maio.

Alunos do Núcleo Taquara interagem e comemoram a partida com atletas da Seleção Brasileira de Goalball.

Durante os preparativos, os professores já puderam perceber o entusiasmo da garotada. O professor Felipe Monteiro do Núcleo Vigário Geral conta que como soube da partida poucos dias antes do evento, ficou com receio sobre quantos alunos estariam disponíveis para participar, mas decidiu convidá-los mesmo assim. A resposta não poderia ter sido mais positiva, todos os adolescentes das categorias Mini 3×3 e Mini 4x4contribuíram e mobilizaram-se para que o passeio fosse realizado. “Assim que eu comentei que iriamos, um bom número de alunos mostrou interesse em ir e durante o evento todos estavam muito atentos ao jogo”, conta Felipe que ficou muito feliz com o comportamento de seus alunos.

Atletas de Goalball participam de uma conversa informal com alunos e esclarecem dúvidas sobre suas rotinas diárias.

O silêncio durante uma partida de Goalball é bastante importante, já que a ausência da visão faz com que os jogadores utilizem a audição como seu principal recurso de orientação. As turmas da categoria Mini 3×3, Mini 4×4 e Vôlei do Núcleo Taquara também expressaram um grande envolvimento de curiosidade e estima ao evento que impressionou a secretária escolar Dilma Aguiar: “fiquei surpresa com o comportamento dos alunos, muito respeitosos, cooperaram com tudo. Estão de parabéns, alunos e professora”. O passeio foi um ótimo exercício para a prática dos valores da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, principalmente o respeito e a cooperação. Eles mesmos se sentiram parte do processo ao cooperar com o jogo. “Foi muito bom participar e mostrar que conseguimos ajudar ficando em silêncio absoluto e respeitando as diferenças”, disse Samuel da Silva, 13 anos, categoria Mini 4×4 do Núcleo Taquara.

O jogo foi sediado na Arena Futuro, que servirá de instalação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Além de conhecer a instalação, depois das partidas alunos tiveram a oportunidade de participar de uma conversa informal com os atletas. “Foi uma grande oportunidade poder conversar com os jogadores da seleção e poder fazer algumas perguntas”, afirma Rayane Rodrigues, 14 anos, da categoria Mini 4×4 do Núcleo Vigário Geral.

Parceiros dos Núcleos Rio/RJ: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Unilever, via Lei de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.

Fotos: Divulgação IC, Bruno Miani/CBDV/Inovafoto.

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…