Notícias

Encerramento do projeto piloto do Muuvit conta com presença de autoridades

Na abertura do evento, Maxwill explica como acontecem as atividades.

Na abertura do evento, Maxwill explica como acontecem as atividades.

Após quatro meses de implantação do projeto piloto do Muuvit, a Escola Municipal Santa Rita em São José dos Pinhais/PR sediou e preparou atividades para o evento de encerramento do piloto e lançamento para outras escolas do Brasil. No dia 12 de dezembro, Luiz Fernando Nascimento e Maxwill Braga, do Instituto Compartilhar; e representantes dos parceiros Marja Suhonen, Raisa Ojala e Carlos Eduardo, da Embaixada Finlândia; Jenny Karlsen, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; representantes da Secretaria de Educação de São José dos Pinhais; Marcelo Kimura, Gerente de Educação Integral da Secretaria de Educação de Curitiba; Rosane Kupka e Lucymara, Assessoras de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Ana Carolina, ISAE/FGV estiveram presentes no evento.

Após apresentação de cada representante, entrega de placas de homenagens e presentes às professoras, as crianças de cada turma da escola fizeram uma apresentação de dança, luta, esportes e ginástica. Depois, todos os estudantes, professoras, equipe do Instituto Compartilhar e convidados participaram de uma grande dança que fez todos mexerem os esqueletos. “O evento foi um sucesso. A escola conseguiu presentear os alunos com um dia de aprendizagem divertida”, avalia positivamente o coordenador do projeto Muuvit, Maxwill Braga.

Dança coletiva coloca todos os presentes para mexer o esqueleto.

Dança coletiva coloca todos os presentes para mexer o esqueleto.

No segundo momento, todos os alunos foram participar das atividades sugeridas pela plataforma Muuvit que estavam acontecendo simultaneamente dentro de salas de aula e em espaços ao ar livre. O objetivo era manter alunos em movimento sempre, praticando atividades de cultura de paz e interdisciplinas (os três pilares do projeto no Brasil). Na biblioteca, uma professora navegava na plataforma com os alunos. Neste período, os convidados circularam pela escola e conheceram as atividades.

“Como resultado do evento, recebemos diversos convites para apresentar o Muuvit a instituições que desejam desenvolvê-lo em 2015”, conta Maxwill. A meta é atingir 10 escolas públicas em todo o Brasil no próximo ano.

Alunos e professores navegam na plataforma virtual do Muuvit.

Alunos e professores navegam na plataforma virtual do Muuvit.

Entenda o Muuvit: criado na Finlândia, o Muuvit é voltado para o ensino fundamental, servindo de ferramenta de apoio para professores e diretores de escolas desenvolverem a educação interdisciplinar. A plataforma, disponibilizada na web, possibilita que os professores incentivem os alunos a se movimentarem, a praticarem hábitos de vida saudável e aliem conhecimentos em geral, envolvendo disciplinas como aritmética, cidadania global, geografia, turismo, saúde, línguas estrangeiras, culinária e brincadeiras regionais. Além disso, no Brasil, o projeto inclui a temática cultura da paz, que ensina técnicas de resolução pacífica de conflitos e comunicação não-violenta.

No Brasil, o projeto foi trazido pelo Instituto Compartilhar ao perceber as semelhanças do Muuvit com os propósitos da organização. Após se cadastrarem no site gratuitamente, os professores regentes (quando um instrutor conduz todas as disciplinas) de todas as escolas públicas do Brasil podem realizar atividades diferentes com seus alunos promovendo o movimento corporal e combatendo o sedentarismo.

Parceiros do Muuvit no Brasil: aporte financeiro da Embaixada da Finlândia, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Rede Esporte pela Mudança Social (REMS).

Fotos: Divulgação IC

 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…