Notícias

Estreia do Circuito de Palestras 2015 do Instituto Compartilhar acontece na UFPR, em Curitiba/PR

Dados da campanha “Ex-aluno, por onde você anda?” ajudam a mostrar os resultados e o impacto de projetos socioesportivos para o desenvolvimento humano.

Na terça-feira, 28 de abril, o Instituto Compartilhar deu início ao Circuito de Palestras 2015, em Curitiba. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi sede do primeiro encontro, onde o tema principal foi os resultados e o impacto de projetos socioesportivos para o desenvolvimento humano, com a apresentação de dados relevantes da campanha “Ex-aluno, por onde você anda?”, realizada pela entidade em 2013. Para tornar o evento produtivo para todos os participantes – organizadores e estudantes de educação física – as atividades foram realizadas em momentos distintos.

Após as apresentações iniciais, o gerente executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento – o Nando -, e o Professor Doutor em Sociologia do Esporte pela UFPR, Wanderley Marchi Júnior, apresentaram em conjunto os principais resultados da pesquisa feita com ex-alunos do Compartilhar. Wanderley foi responsável, junto a outros dois colegas e profissionais da área, pela análise de mais de 700 questionários que revelaram informações bastante valiosas. Entre elas, a importância que os professores têm na formação de seus alunos – dado que passa a ser ainda mais relevante quando o público do evento também é formado por jovens que pretendem seguir carreira como educadores.

Aquário aberto: dinâmica facilita a troca de conhecimento entre participantes do Circuito de Palestras 2015.

Na segunda parte do circuito, o gestor de conhecimento do Instituto Compartilhar, Maxwill Braga, convidou os participantes a se dividirem em grupos e a participarem de duas dinâmicas promovidas em salas separadas. Em uma delas, em formato de aquário aberto, Nando foi o moderador e falou sobre a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol e a influência do esporte com valores na formação das crianças, bem como esclareceu outras dúvidas dos estudantes. A principal característica desta técnica de conversação é a formação de dois círculos: um interno em que as pessoas devem debater o tema; e outro externo para que os demais integrantes possam ouvir a discussão com atenção.

A analista de projetos do Instituto Compartilhar e ex-aluna do programa socioesportivo da entidade, Ana Elisa Caron, conduziu a outra atividade. Nela, Ana contou aos estudantes suas experiências como aluna, estagiária, professora e coordenadora de um projeto social. Sua história inspirou os participantes, muitos ainda no início da carreira.

Analista de projetos do Instituto Compartilhar e ex-aluna do programa socioesportivo da entidade, Ana Elisa Caron (primeira à dir.), conversa com estudantes de educação física da UFPR.

O Circuito de Palestras 2015 será promovido em mais cinco universidades de Curitiba/PR ao longo do ano, duas no primeiro semestre, e sempre na última semana dos meses em que será realizado. O tema será diferente em cada encontro, o que possibilita a participação de estudante e profissionais durante todo o circuito. O objetivo é estimular o debate e a reflexão sobre a relação da educação física com o esporte, saúde, vida ativa e educação. “Parabéns pela qualidade das palestras, pelos profissionais e projeto”, elogiou um dos participantes em um questionário de avaliação anônimo.

Fotos: Divulgação IC. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…