Notícias

Ex-aluna do Instituto Compartilhar e moradora do Complexo do Alemão do Rio de Janeiro/RJ, Isabella Araújo, conta como o projeto Vôlei em Rede influenciou sua vida

Ex-aluna carioca, Isabella Araújo, fala sobre a influência do projeto Vôlei em Rede em sua vida.

Quando o Instituto Compartilhar começou a receber as respostas da campanha “Ex-aluno, por onde você anda?” não imaginava quantas boas histórias viriam. Uma delas é da ex-aluna carioca do projeto Vôlei em Rede, Isabella Araújo, 18 anos. Menina de sorriso aberto e firmeza na voz, que durante quatro anos fez do projeto uma oportunidade de vida.

Em 2013, no Rio de Janeiro, a apresentação dos resultados da campanha, que teve a participação do diretor-presidente do Compartilhar e técnico da seleção brasileira masculina de voleibol, Bernardinho, Isabella tomou coragem e deu seu depoimento de vida em público, em frente a cerca de 30 pessoas. Suas palavras emocionaram aos participantes e o Instituto Compartilhar resolveu saber um pouco mais de sua história.

“Entrei no Instituto Compartilhar depois de um sorteio que fizeram no colégio que eu estudava. Como eu sempre gostei de vôlei, resolvi participar. Depois da minha entrada comecei a frequentar as aulas duas vezes por semana e passei por todas as etapas do aprendizado, desde o Mini 2×2 até o Vôlei”, lembra Isa, como é conhecida entre os amigos e familiares.

Recordação: Isabella aproveita visita do técnico e diretor-presidente do Instituto Compartilhar, Bernardinho, no Núcleo Inhaúma – Rio/RJ

Os pais, Jorge Luiz e Zilda Araújo, sempre atenciosos com sua filha faziam questão de incentivar a participação de Isabella, que mora no Complexo do Alemão e ia até o Núcleo Inhaúma do projeto Vôlei em Rede de ônibus. “Os meus pais adoravam me ver participando do projeto. Lembro que ganhávamos ingressos para assistir aos jogos de vôlei na cidade e sem o Instituto não teríamos essa oportunidade de fazer passeios em família e conhecer um mundo que não teríamos acesso”, diz a ex-aluna, que é grata pelo apoio que recebeu.

Dessa época, Isabella conta com entusiasmo os momentos vividos entre novas e perenes amizades formadas, valores aprendidos e dias de muita diversão. “O projeto me ensinou demais, além do vôlei, todos os valores de vida. Até hoje tenho amigos e mantenho contato com o meu professor no núcleo, Roberto Lopes. Tenho ele como um amigo, que me acompanhou em cada fase e me ensinou demais, principalmente a cultivar a união”.

Para o professor Roberto Lopes, “Isabella sempre foi uma líder, buscando o que era certo e justo para o grupo, mesmo que isso fosse dar mais trabalho. Lembro-me dela se esforçando para crescer como jogadora”, recorda com carinho.

E a vida pós projeto? Atualmente Isabella está cursando o último ano do curso de telecomunicação no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RJ) e não pensa em parar de estudar: “No próximo ano pretendo seguir na área de saúde, cursando uma faculdade de odontologia”.

“O projeto me ensinou demais, além do vôlei, todos os valores de vida”, conta Isabella.

“Aprendi que mesmo sendo pobre, moradora de uma comunidade, posso sempre querer mais e me desenvolver na vida. Não desistam de seus objetivos, aproveitem cada oportunidade, e saibam que o projeto vai contar muito para toda vida, não só na questão de evoluir financeiramente, mas na vida familiar e como um todo”, Isabella deixa o recado aos alunos dos projetos socioesportivos do Compartilhar e que desejam um futuro melhor.

Campanha “Ex-aluno, por onde você anda?”

Com o objetivo de mensurar os impactos que a prática esportiva teve na formação de alunos do Instituto Compartilhar, em 2013 foi desenvolvida a campanha “Ex-aluno, por onde você anda?”. Um questionário online com perguntas abertas e fechadas foi disponibilizado e 738 alunos egressos de todo o Brasil participaram. A proposta é mostrar como as atividades de voleibol – aliadas com a metodologia permeada por valores – fizeram diferença na vida dos participantes.

Acesse a pesquisa completa em nosso site www.compartilhar.org.br.

Fotos: Adriana Lorette e arquivo Isabella. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…