Notícias

Festival InterAgindo dos Núcleos Rio/RJ deixa boas lembranças aos alunos e professores do projeto Vôlei em Rede

Respeito: alunos praticam os valores ensinados durante as aulas de minivôlei pelos professores.

O Festival InterAgindo dos Núcleos Rio/RJ, realizado entre os dias 09 e 12 de setembro, foi marcante para muitos alunos do projeto Vôlei em Rede. Eles deixaram transparecer a alegria e emoção em participar do evento com colegas que nunca haviam visto na vida. Para estas crianças e adolescentes, o festival foi uma oportunidade de fazer novas amizades, praticar o esporte que gostam e os valores que aprenderam com os seus professores de educação física, como cooperação, responsabilidade e respeito. Sem falar na experiência positiva que eles tiveram ao conversar com as atletas profissionais da equipe feminina de vôlei Rexona-AdeS, Amanda, Fabí, Fofão, Giovana, Juciely, Mayhara, Paula e Roberta, lideradas pelo técnico e diretor presidente do Instituto Compartilhar, Bernardinho.

A principal característica do Festival InterAgindo é realizar jogos de minivôlei entre alunos de diferentes núcleos, localizados na mesma cidade. No Rio, o projeto Vôlei em Rede está em 15 escolas da rede municipal de ensino, fator que favorece a execução do evento. Por falta de professor, o Núcleo Engenho da Rainha está com as atividades suspensas, mas, no geral, são cerca de 1.300 alunos impactados.

No dia 09 de setembro, os jogos aconteceram entre os núcleos Ricardo Albuquerque e Taquara, e entre os núcleos Tijuca, Bonsucesso e Rio Comprido; já no dia 10, Guadalupe e Inhaúma entraram em quadra. Os núcleos Bancários e Higienópolis participaram do evento no dia 11, assim como os núcleos Vigário Geral e Coelho Neto. No último dia, 12, o Festival InterAgindo contou com jogos entre os núcleos Ilha do Governador e Penha. A coordenadora dos Núcleos Rio/RJ, Renata Regis, esteve presente em todas as etapas do evento, auxiliou os professores e repassou as principais informações do InterAgindo ao Instituto Compartilhar.

As atletas Juciely (à esq.) e Paula do Rexona-AdeS têm um dia diferente e animado com os alunos do projeto Vôlei em Rede, durante visita ao Festival InterAgindo dos núcleos Bancários e Higienópolis.

Foi possível perceber o comportamento positivo das crianças e adolescentes em várias situações que ocorreram durante o evento. Muitos foram proativos e respeitosos ao cumprimentarem, sem a orientação dos professores, os colegas de outros núcleos. A experiência de cada um também foi fundamental para a aprendizagem coletiva, até mesmo na arbitragem e contagem dos pontos. Os próprios alunos elogiaram a atitude dos colegas: “eu gostei muito de jogar com eles (Coelho Neto). Eles jogaram ‘super’ bem e isso foi importante, pois todos mostraram o que aprenderam com muitos treinamentos e força de vontade”, afirmou Luanna dos Santos, 13 anos, da categoria Mini 4×4, do Núcleo Vigário Geral.

Para a aluna do Núcleo Tijuca, Beatriz Tavares, 14 anos, da categoria Mini 3×3, o evento fez com que ela fizesse mais amizades. “Todos jogaram limpo nos jogos”, afirmou. A aluna do Núcleo Inhaúma, Larissa de Jesus, 13 anos, da categoria Mini 3×3, perdeu até a timidez. “Os alunos de Guadalupe são muito legais, eles quiseram logo saber coisas da gente e me fizeram até falar, coisa que não consigo fazer naturalmente”, disse animada.

A presença requisitada das meninas da equipe Rexona-AdeS no Festival InterAgindo também foi bastante motivadora. Elas tiraram fotos com as crianças e adolescentes, autografaram as camisetas dos alunos e conversaram sobre os desafios, as dificuldades, superações e conquistas da carreira. As atletas aproveitaram a oportunidade para aconselhar a garotada sobre a importância dos estudos. O aluno do Núcleo Taquara, Wellington Freire, 11 anos, da categoria Mini 3×3, se animou com o bate-papo: “foi tudo maravilhoso! Até fiz perguntas para as jogadoras, para saber se elas estudam também! Nunca mais vou querer sair do projeto”, contou.

Fofão entra em quadra e faz a alegria de muitas crianças e adolescentes dos núcleos Ilha do Governador e Penha.

A entrada das atletas em quadra foi estimulante para todos que estavam ansiosos para vê-las praticando voleibol. A Fabí foi convidada a jogar com os alunos dos núcleos Bonsucesso, Rio Comprido e Tijuca. “As crianças adoraram o desafio! Inclusive, nós professores, também tivemos a oportunidade de jogar com ela”, disse a professora Eliane Villela, do Núcleo Rio Comprido. O aluno do Núcleo Inhaúma, Pedro Henrique, 12 anos, da categoria Mini 3×3, ficou com ótimas impressões do evento: “Achei legal conhecer as jogadoras, elas jogam muito! Aprendi que não devo ser desrespeitoso. Quero outros festivais, pois é muito divertido”, falou.

Se o evento já é divertido para a garotada que frequenta, há mais tempo, as aulas de minivôlei, imagina para aqueles que participaram pela primeira vez. É o caso dos alunos dos núcleos inaugurados no início de 2014, Bancários, Guadalupe, Ricardo Albuquerque e Vigário Geral. “O festival é uma ótima oportunidade de interagir com outros professores e alunos, além de conhecer jogadoras profissionais e aumentar nossas experiências”, contou o professor Wesley Lima, do Núcleo Ricardo Albuquerque. Os participantes do Festival InterAgindo receberam medalhas, entregues pelas jogadoras ou pelos próprios colegas de núcleos diferentes, como forma de promover a integração entre eles. Todos se cumprimentaram e parabenizaram uns aos outros.

Parceiros dos Núcleos Rio/RJ: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Unilever.

Fotos: Divulgação IC. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…