Notícias

Festival Jogando pela Paz incentiva atitudes de respeito entre os alunos do Núcleo Guaratuba/PR

Alunos da categoria Vôlei auxiliam na organização e arbitragem do Festival Jogando pela Paz.

O fair play, termo que em português significa jogo limpo, foi um dos principais temas abordado no Festival Jogando pela Paz, realizado pelo Núcleo Guaratuba/PR no dia 25 de abril. Durante o evento, os alunos da categoria Mini 3×3 do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná participaram de jogos, confeccionaram cartazes e, para repor as energias, fizeram um lanche coletivo que integrou ainda mais as crianças e adolescentes.

Os alunos foram divididos em dois grandes grupos: enquanto um participava dos jogos de voleibol, o outro desenvolvia cartazes sobre cultura de paz. As partidas intercalaram os times para que as crianças e adolescentes pudessem aproveitar o maior número de jogos possíveis. Alguns alunos da categoria Vôlei auxiliaram na arbitragem e também ficaram responsáveis por observar e avaliar a postura dos alunos quanto ao tema do festival. No final, houve premiação as equipes “fair play”.

Programa Escolha Certa – Esporte sem Violência: crianças e adolescentes da categoria Mini 3x3 do Núcleo Guaratuba desenvolvem trabalhos sobre cultura de paz.

Para a produção dos cartazes sobre cultura de paz, a professora do núcleo, Cássia Graciotto, aproveitou o conteúdo do Esporte sem Violência, iniciativa do programa Escolha Certa do Instituto Compartilhar. Os alunos leram bastante sobre o tema e produziram cartazes criativos e com mensagens inspiradoras. Os melhores trabalhos, votados pelos alunos da categoria Vôlei, foram premiados. Entre a troca dos grupos para a realização das duas atividades do evento, foi servido um lanche com bolachas, barrinhas de cereal e sucos de laranja e maçã. O momento alegrou a turma e manteve o clima de união e respeito entre eles. A avaliação do evento foi realizada por meio de um cartaz em que os alunos puderam, além de deixar suas opiniões, colar figuras de corações vermelhos, bolinhas amarelas e azuis, correspondentes ao gostei muito, gostei um pouco e não gostei, respectivamente.

Lanche promove momento de confraternização entre os participantes do evento.

O Programa Escolha Certa – Esporte sem Violência, faz parte do programa educacional do Compartilhar. Os materiais (guia, vídeo e atividades) levam os adolescentes a refletir sobre a cultura de paz e entender a diferença entre conflito e violência. Com uma linguagem leve, trabalha também o estilo de resolução de conflitos de cada um: acomodado, evitador, agressivo, acordo favorável e colaborador. O conteúdo foi elaborado pelo Compartilhar em parceria com o extinto projeto Não-Violência.

Fotos: Divulgação IC

Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…