Notícias

FestiVôlei Compartilhar 2015 promove encontro e boas lembranças entre ex-alunos, alunos e professores do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná

O coordenador do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná, Josmar Coelho, relembra bons momentos ao lado de ex-alunas.

O dia 5 de dezembro foi marcado por muito voleibol e boas recordações para quem compareceu ao Núcleo Central – Curitiba/PR. O FestiVôlei Compartilhar 2015 reuniu alunos e ex-alunos do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná, promovido pelo Instituto Compartilhar na capital paranaense. O festival foi aberto para toda a comunidade, buscando incentivar a prática do esporte em Curitiba. Ao todo, um pouco mais de 170 pessoas, sendo 60 ex-alunos, estiveram presentes entre integrantes do núcleo e instituições convidadas.

Logo que chegaram ao ginásio da Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo, local de realização das atividades do núcleo, os visitantes passaram por uma espécie de museu de recordações, com cartazes contando detalhes sobre o projeto, fotos de antigas turmas e uma série de materiais como camisas, recortes de jornal e medalhas levadas com muito carinho pelos próprios ex-alunos. Para os jogos foram disponibilizadas para os participantes nove quadras de minivôlei, no formato das categorias Mini 3×3 e Mini 4×4. O movimento foi tanto que se formaram filas para jogar, mas ninguém ficava parado por muito tempo. As partidas eram curtas e ao término de cada jogo as duas equipes saiam, possibilitando a prática do voleibol e muita diversão para todos. Ao final, foi feito um sorteio de brindes para os participantes, como camisas, sacochilas e garrafinhas do projeto.

Ex-alunos do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná se divertem jogando contra equipe formada pelos professores do Núcleo Central.

Com o grande número de ex-alunos, as histórias e lembranças do projeto que acontece em Curitiba desde 1997 foram diversas.  A Vanessa Crippa, 23 anos, contou sua história de transformação pelo voleibol: “o projeto foi a melhor época da minha vida”. Vanessa ingressou no projeto em 1998 e, segundo ela, foi graças ao esporte que ela teve acesso a uma formação de qualidade. “Na época meu pai não tinha condições de pagar um colégio particular e praticar no Centro Rexona de Excelência ao Voleibol me proporcionou estudar nas melhores instituições de Curitiba devido a bolsas de estudo que ganhei por causa do esporte”, relembra. Ela ainda conta que além do voleibol os valores aprendidos no projeto também foram importantes para a sua vida: “educação é tudo na vida da gente. Com o professor Alexandro Martins eu aprendi princípios que se aplicam tanto dentro de quadra como na vida”.

A ex-aluna Evelyn Andrade da Silva, de 22 anos, ingressou no projeto em 2002. No mural de fotos ela encontrou uma em que estava presente, se emocionou e matou a saudade dos professores. “No projeto aprendi coisas que melhoraram a minha infância e a minha vida. Isso se comprovou ao chegar aqui e ter tantas lembranças gostosas. Reencontrei professores, como a Tati Ribas, o Josmar Coelho e o Fábio Okazaki (o Fabinho) que foi meu primeiro professor na categoria Baby (atual Mini 2×2)”, relembra.

Participantes do FestiVôlei Compartilhar 2015 acrescentam relíquias ao espaço de lembranças do evento, como camisas, medalhas e até recortes de jornal.

O encontro também foi muito especial para a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Ana Elisa Caron, também ex-aluna do núcleo. Ela conta que foi o primeiro festival organizado pelo Compartilhar que buscou reunir ex-alunos e acredita que o FestiVôlei Compartilhar 2015 cumpriu seus objetivos: “fiquei muito feliz com a realização do evento. Era uma iniciativa que queríamos ter feito há muito tempo e que se fez possível em 2015. Foi muito gostoso ver os reencontros de professores e alunos. Certamente precisamos de mais edições”, concluiu Ana.

O FestiVôlei Compartilhar 2015 foi idealizado pelo Instituto Compartilhar em contrapartida aos recursos da Sports United e da Partners of Americas, em virtude do sucesso do projeto Compartilhando um Ideal. Entenda aqui.

Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.

Fotos: Divulgação IC.

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…