Notícias

Instituto Compartilhar coordena Muuvit para movimentar escolas brasileiras

Muuvit

“Não mais alunos simplesmente sentados, enquanto o professor prega na frente da classe. Decorar, copiar, repetir… de jeito nenhum!” é o lema do Muuvit Health and Leraning Oy Ltd. Esse é um programa de ensino fundamental criado na Finlândia que ajuda professores, diretores e gestores a promover a educação interdisciplinar. O programa envolve o uso de uma plataforma simples e empolgante que integra a atividade física com campos “distantes” do conhecimento: Aritmética, Cidadania Global, Geografia, Turismo, Saúde, Línguas Estrangeiras e, no caso do Brasil, Cultura de Paz também.

Maxwill Braga, gestor do conhecimento do Instituto Compartilhar, é o responsável da entidade para a implantação do programa no Brasil. Segundo Max, “o Instituto Compartilhar abraçou essa oportunidade de trazer o Muuvit ao Brasil em virtude do alinhamento com a nossa missão de promover o esporte como instrumento de mudança social positiva. Além disso, o Muuvit se encaixa na necessidade de promoção de atividades físicas inovadoras e divertidas nas escolas para uma faixa etária mais jovem que nossos projetos ainda não alcançavam. O instituto também se beneficia com a experiência de combinar educação e ferramentas digitais.” As primeiras turmas em escolas públicas estão em preparação para começar em meados de setembro, na cidade de Curitiba. Já em 2015, a plataforma estará disponível gratuitamente para qualquer professor de Ensino Fundamental I do Brasil que se cadastrar no site a partir de janeiro.

O Instituto Compartilhar é membro da Rede do Esporte pela Mudança Social (REMS), que integra a plataforma Desenhado para o Movimento (Designed to Move) no país. Como parceiro de longo prazo da REMS e do Instituto Compartilhar, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no Brasil, coordena as atividades esportivas da plataforma Desenhado para o Movimento. “A parceria entre o Muuvit, a Embaixada Finlandesa no Brasil e o Instituto Compartilhar é uma iniciativa importante para reforçar a ligação entre a educação e as atividades físicas”, diz Jenny Karlsen, diretora de Parcerias Estratégicas do PNUD Brasil. Segundo Jenny, “o PNUD Brasil tem orgulho de apoiar essa parceria que tem o intuito de promover o estilo de vida saudável e alegria de aprender das crianças.”

O Ministério das Relações Exteriores da Finlândia tem seu foco na inovação educacional. Raisa Ojala, coordenadora de projetos da Embaixada da Finlândia no Brasil, tem metas ambiciosas: “A experiência finlandesa mostra que a educação é de fato a chave para o sucesso e é isso que queremos dizer ao mundo. Essa é a razão pela qual queremos trazer modelos novos e inovadores para a aprendizagem. Vemos o Muuvit como uma ótima maneira de trazer alegria para a sala de aula. O programa abri o horizonte dos alunos e os motiva a ser mais saudáveis, mais felizes e a se movimentar mais!”

Parceiros do Muuvit no Brasil: aporte financeiro da Embaixada da Finlândia, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Rede Esporte pela Mudança Social (REMS).

Veja também:
Muuvit

http://www.muuvit.com/brazil

Plataforma Desenhado para o Movimento da NIKE

http://www.designedtomove.org/

Rede do Esporte pela Mudança Social

http://rems.org.br/

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…