Notícias

Mais de 30 escolas do Rio de Janeiro/RJ aderem ao programa Muuvit, iniciativa do Instituto Compartilhar no Brasil

Gestor de conhecimento do Instituto Compartilhar e coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga, participa de reunião no dia 06 de julho com diretores e representantes de onze Coordenadorias Regionais de Educação, responsáveis pelas 33 escolas que irão desenvolver o Muuvit.

De maio para cá, o programa finlandês Muuvit teve avanços significativos no Rio de Janeiro. Só agora, em julho, o gestor de conhecimento do Instituto Compartilhar e coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga, esteve duas vezes na cidade para participar de reuniões importantes. No dia 6, se encontrou com diretores e representantes de onze Coordenadorias Regionais de Educação, responsáveis pelas 33 escolas que irão desenvolver o programa. Já no dia 20, foi a vez de estar com os professores, tanto os regentes como aqueles que lecionam as mais diversas disciplinas.

Em ambas as reuniões, Maxwill apresentou o Muuvit, plataforma online e gratuita voltada para crianças com idades entre 9 e doze anos, e o material utilizado para o programa (mapa da América do Sul, caderneta dos alunos e demais informativos). Além disso, os encontros foram oportunidades para esclarecimento de dúvidas e conversas sobre educação e as expectativas da implementação do programa nas escolas do Rio. O assistente da subsecretaria de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Alexandre Rodrigues, marcou presença nos dois dias e se mostrou aberto para solucionar eventuais dificuldades das escolas como relacionados à informática, por exemplo.

Materiais do programa são enviados ao Rio.

“Fiquei muito satisfeito com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e também do engajamento e o senso crítico dos professores, no sentido de perguntarem e participarem!”, afirmou contente o coordenador do Muuvit no Brasil. “Senti que a maioria está motivada e que eles gostaram bastante da proposta”, complementou. Os materiais impressos já foram enviados ao Rio para que as escolas iniciem as atividades do programa em agosto e prossigam até o final do ano. Maxwill continuará dando apoio a elas, via plataforma.

No dia 20, Maxwill encontra os professores e explica como o Muuvit funciona.

Tudo começou em maio, com uma reunião com a Secretária Municipal de Educação, Helena Bomeny, o cofundador do Muuvit e coordenador dos projetos internacionais, Mika Merikanto, o gerente executivo do Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento – o Nando – e a vice-cônsul da embaixada da Finlândia, Päivï Tuomi. “A expectativa é que o Muuvit ainda vá expandir bastante, com o apoio do Muuvit internacional, da Embaixada da Finlândia e da Prefeitura do Rio”, disse Maxwill.

Muuvit, iniciativa do Instituto Compartilhar no Brasil, estimula a prática de atividades físicas em crianças ao mesmo tempo em que diverte e promove conhecimentos de aritmética, cultura, geografia humana, turismo, saúde, culinária, idiomas, técnicas de comunicação não-violenta e muito mais (muuvit.com/brasil).

Parceiros do Muuvit no Brasil: aporte financeiro da Embaixada da Finlândia, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Rede Esporte pela Mudança Social (REMS).

Fotos: Divulgação IC. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…