Notícias

Muuvit ganha proporção: reuniões no Rio de Janeiro para a expansão do programa finlandês são positivas

Diretores e coordenadores de várias áreas de ensino do ISERJ assistem à apresentação do Muuvit.

Uma semana produtiva, com pessoas de várias áreas ligadas a educação e cheias de boas intenções. A viagem do coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga, ao Rio de Janeiro, trouxe ao Instituto Compartilhar perspectivas positivas sobre a expansão do programa finlandês no estado fluminense e também no Brasil. Com ele estavam o cofundador do Muuvit e coordenador dos projetos internacionais, Mika Merikanto, o gerente executivo do Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento – o Nando – e a vice-cônsul da embaixada da Finlândia, Päivï Tuomi, que participaram de um cronograma de reuniões realizadas entre os dias 11 a 14 de maio.

Nesta maratona de encontros, aconteceu a visita ao deputado estadual do Rio de Janeiro e presidente da comissão de educação da assembleia legislativa, Comte Bittencourt, com o objetivo de conseguir apoio para disseminar o programa na região. Os resultados começaram a aparecer e, após a conversa, houve uma visita para a apresentação do Muuvit no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) com participação de diretores da instituição e de coordenadores de várias áreas de ensino. O ISERJ atua há 134 anos e forma cidadãos desde a educação básica ao ensino superior.

Maxwill Braga, Mika Merikanto e Nando (da esq. p/ dir.) se reúnem com a secretária de educação do Rio de Janeiro, Helena Bomeny.

A reunião com a secretária de educação do Rio de Janeiro, Helena Bomeny, e demais representantes, também foi bastante proveitosa. As expectativas são ótimas e é grande a possibilidade de implementação do programa em várias escolas do estado. Aliás, o primeiro passo já começa a ser dado, já que a Escola Municipal Finlândia será a primeira do Rio a aderir ao Muuvit – coincidência ou não, o nome da instituição carrega o nome do país que criou o programa. Parece que sua execução na Escola Finlândia tem tudo para dar certo.

Também foram realizados encontros com representantes do Portal MultiRio, Rio 2016 e da Amil (responsável por campanha de luta contra a obesidade infantil). “Foi uma semana realmente produtiva. O trabalho do consulado da Finlândia foi essencial para conseguir agendar reuniões com os principais públicos de interesse do Muuvit no Rio de Janeiro. Certamente, essas reuniões darão frutos e em 2015 escolas já estarão desenvolvendo a aventura. Com um bom andamento, já podemos sonhar em ver a aventura sendo desenvolvida em toda a rede carioca no ano da Olímpiada”, contou com otimismo, o coordenador do Muuvit no Brasil, Max.

Nando, Mika Merikanto e Max (da esq. p/ direita) buscam consolidar parceria com o Rio 2016.

O Muuvit – iniciativa do Instituto Compartilhar no país – é uma plataforma virtual gratuita para estimular crianças a serem mais saudáveis e praticarem atividades que envolvam movimento. Ao se exercitarem, crianças com idades entre 9 e 12 anos, acumulam pontos para viajar virtualmente por cidades da América do Sul, aprendendo de forma divertida e interdisciplinar: aritmética, cultura, geografia humana, turismo, saúde, culinária, idiomas, técnicas de comunicação não-violenta e muito mais. Para saber mais sobre o programa clique aqui. 

Parceiros do Muuvit no Brasil: aporte financeiro da Embaixada da Finlândia, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Rede Esporte pela Mudança Social (REMS).

Fotos: Divulgação IC. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…