Notícias

Muuvit: Unidade de Educação Integral Paulo Freire, em Curitiba/PR, comemora atividades da plataforma finlandesa que estimula hábitos saudáveis entre crianças

Gestor de conhecimento do Instituto Compartilhar e coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga, trabalha o tema cultura de paz com as crianças.

O primeiro semestre deste ano foi agitado na Unidade de Educação Integral (UEI) Paulo Freire, em Curitiba/PR. Isso porque 60 crianças com idades entre 6 e 12 anos, sob orientação da animada professora que trabalha com oficina de ciências e tecnologia, Sônia Domingues, participaram da aventura Muuvit. Em maio, os alunos concluíram todas as atividades propostas pelo programa e, para comemorar, realizaram um evento de encerramento no dia 3 de junho, que também contou com a presença de representantes do Núcleo Regional de Educação do Bairro Novo, das Unidades de Educação Integrada e da Prefeitura Municipal de Curitiba. O encontro foi recheado de brincadeiras relacionadas a temas importantes do Muuvit – iniciativa do Instituto Compartilhar no Brasil.

Divididos em quatro grupos, os alunos da UEI Paulo Freire passaram por quatro estações, cada uma delas com propósitos distintos e formando um circuito de atividades. Para aprender um pouco sobre cultura de paz, a garotada participou de exercícios de respiração, alongamento e meditação. Em outra estação, os alunos conheceram mais sobre grafitagem e conferiram a arte realizada no muro da UEI Paulo Freire pelo ex-aluno Claudine Ferge. O jovem fez um trabalho colorido e alegre sobre o Muuvit.

Professora Sônia, chamada carinhosamente como Mãe Dinnada, anima alunos e incentiva a prática de atividades físicas.

Nas outras duas etapas do circuito aconteceram brincadeiras que estimulam a prática de atividades físicas. Em uma delas, as crianças acertaram bolinhas feitas de jornais em cestinhas e, na outra, a atração foi o slackline, esporte de equilíbrio realizado sobre uma fita. No meio de tantas atividades, eles pararam para fazer um lanche. Se engana quem pensa que havia bolo, doces e salgados. Lá, eles se alimentaram com um sanduíche natural e suco verde, com verduras colhidas da horta da UEI pelas próprias crianças. “Foi muito legal e elas amaram o suco verde!”, contou o gestor de conhecimento do Instituto Compartilhar e coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga.

“Exercícios de alongamento, atividades de movimento, ou qualquer outra atividade física motiva não só para a brincadeira no site, mas significa uma mudança de hábitos e uma melhora na condição de vida das crianças”, disse Sônia para o portal Cidade do Conhecimento da Prefeitura de Curitiba. O Muuvit foi um estímulo importante para o aluno Gustavo de Araújo Nascimento, 11 anos, manter hábitos de vida saudáveis: “estou aprendendo a desapegar do celular e da televisão para ter uma vida com mais disposição”, contou em entrevista cedida para o veículo.

Além da professora Sônia e do coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill, estiveram presentes no evento de encerramento o gerente executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento – o Nando -, professores e direção da UEI Paulo Freire, a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) do Bairro Novo, Josiane Santos e a responsável pelas UEIs, Bernadete Kurek. Também marcaram presença Marcelo Padilha da equipe de projetos educacionais da Prefeitura de Curitiba e a Relações Internacionais, Lucymara Krasnhak.

Evento de encerramento do Muuvit na UEI Paulo Freire conta participação de representes do Instituto Compartilhar, do Núcleo Regional de Educação do Bairro Novo, das Unidades de Educação Integrada e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

O Muuvit é uma plataforma on-line gratuita, criada na Finlândia, que combina aprendizagem com exercícios físicos e uma vida mais saudável. Ao se exercitarem, as crianças acumulam pontos e podem viajar virtualmente por cidades da América do Sul, aprendendo de forma divertida e interdisciplinar: aritmética, cultura, geografia humana, turismo, saúde, culinária, idiomas, técnicas de comunicação não-violenta e muito mais. Na UEI Paulo Freire, o programa foi iniciado no primeiro semestre de 2015 e, desde o início, a adesão foi muito positiva. Maxwill contou que Sônia é muito criativa e que ela teve várias iniciativas legais que se encaixaram perfeitamente no contexto da plataforma.

Uma ideia que chamou bastante a atenção do coordenador do Muuvit no Brasil foi a criação do Diário de Bordo: cada dia era vez de um aluno levar um macaquinho de pelúcia para casa e escrever um resumo sobre as aventuras que tiveram junto com ele em casa. Sônia também aproveitou o conceito do Muuvit para promover uma caminhada com os alunos até um centro de reciclagem da região, onde abordou o tema sustentabilidade. Além disso, conseguiu mobilizar cerca de 40 pais e responsáveis para fazer um passeio ciclístico junto as crianças ao redor do quarteirão da UEI Paulo Freire.

Parceiros do Muuvit no Brasil: aporte financeiro da Embaixada da Finlândia, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Rede Esporte pela Mudança Social (REMS).

Fotos: Divulgação IC. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…