Notícias

Por que a educação física na escola é importante para crianças e adolescentes?

Professores de Educação Física do Instituto Compartilhar são fotografados em frente ao Ginásio Poliesportivo, no Campus da Secretaria do Estado do Esporte em Curitiba/PR.

Além de proporcionar benefícios para a saúde do corpo humano, as aulas de educação física colaboram para o desenvolvimento de outras habilidades, que podem ser observadas no texto retirado do site “Educar para Crescer”. Todos os professores do Instituto Compartilhar são formados em educação física e muitos, inclusive, são professores do projeto e da própria escola onde as atividades do núcleo acontecem. Durante as aulas de vôlei e capoeira do projeto, acompanham o crescimento das crianças ensinando valores de cooperação, responsabilidade, respeito, autonomia, além de autoestima e superação.

Por meio das aulas e sob a orientação de profissionais de educação física, as crianças e os jovens aprendem e se preparam para desenvolver as habilidades de ser, conviver, conhecer e fazer – exatamente os quatro pilares que dão base ao ensino, segundo a Unesco.

 

Grupo de alunas comemora a pontuação no jogo de Mini Vôlei em 2012.

Aulas de educação física significam muito mais do que atividades corporais. Por meio da apreensão de conhecimentos específicos dessa disciplina e da prática regular de atividades físicas e esportivas, os alunos desenvolvem competências, capacidades e habilidades, associadas às dimensões afetivas, cognitivas, sociais, psicomotoras, e internaliza valores. Pela participação em atividades individuais e coletivas eles deixam de pensar apenas em si mesmo para contribuir para o bem-estar comum. Para a professora do Instituto Compartilhar, Núcleo São Marcos – Campinas/SP, Rosana Bragalia, as principais mudanças comportamentais que os alunos desenvolvem durante o ano são a socialização e o cumprimento às regras dos jogos e brincadeiras.

 

Aluno recebe auxílio da professora durante as atividades de capoeira do Núcleo Forte do Leme - Rio/RJ.

O aluno aprende ainda, a dividir tarefas, de modo a encontrar soluções para todo tipo de situação, inclusive as derrotas. Vai descobrir o quanto vale a amizade, a parceria e a colaboração. Irá propor alternativas nas vivências de práticas corporais – por exemplo, por meio de jogos cooperativos, danças, diferentes formas de praticar modalidades esportivas, entre outras.

Infelizmente, muitas crianças estão deixando de praticar atividades físicas e esportes para ficar em frente aos computadores e assistir à televisão. Para a professora Rosana, “crianças sedentárias precisam ser conquistadas e precisam aprender a gostar de praticar esportes. Para isso, é importante oferecer jogos e brincadeiras atraentes, de regras simples e que possam ser realizadas de maneira que a criança obtenha sucesso”. Ao desenvolver a consciência corporal, seu filho naturalmente vai se interessar por um estilo de vida saudável com maiores possibilidades de êxito em sua trajetória.

Fonte Texto: Educar para Crescer. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/educacao-fisica/

Fotos: Divulgação IC

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…