Notícias

Professora Elizangela Stella dá aulas pelo Instituto Compartilhar na menor cidade entre os núcleos socioesportivos da entidade em todo o país

Professora Elizangela Stella é professora do Instituto Compartilhar desde 2005.

A série de matérias chamada #QuemFaz conta a história de diversos profissionais que tornam os projetos socioesportivos do Instituto Compartilhar especiais. São pessoas como a professora Elizangela Stella, que fazem a diferença na vida de várias crianças e adolescentes. Ela dá aulas de minivôlei no Núcleo Protásio Alves, no Rio Grande do Sul, do projeto Vôlei em Rede.

Elizangela é gaúcha e gosta do clima de cidade pequena que Protásio Alves tem (são apenas 2.400 habitantes).  “Tri-esforçada”, apesar de ter cursado enfermagem e trabalhar em comércios da família, sua vontade era ser profissional de educação física. Não foi fácil, pois a faculdade ficava em outra cidade, cerca de 350 km de Protásio Alves. “No início me mudei para Santa Cruz do Sul, mas apenas por dois semestres, porque logo surgiu o meu primeiro emprego em Protásio. Então eu passei a estudar nos períodos que a universidade oferecia como opção: durante as férias e finais de semana”, conta.

Elizangela (à esq.) participa do Simpósio de Professores e Coordenadores IC 2015 junto com colegas de trabalho de outros núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar.

Em 2005, quando se formou, surgiu a oportunidade de trabalhar com o Compartilhar. A professora conta que desde o início se dedica muito ao projeto Vôlei em Rede e que se sente orgulhosa do que faz, mesmo sendo em uma cidade tão pequena. “É muito gratificante para mim ver o bem que eu faço para os alunos. Eu faço bem para eles e eles fazem bem para mim”, declara.

Ela também é conhecida na cidade pelas festas elaboradas que promove. “Tenho um dom para decorar a escola. Em pouco tempo, faço maravilhas”, afirma sorrindo. No último evento, de São João, ela reuniu mais de 400 pessoas entre alunos, familiares e o pessoal da cidade. Movimentou a noite de sexta-feira na pacata Protásio Alves.

Alunos do Núcleo Protásio Alves/RS, do projeto Vôlei em Rede, aprendem minivôlei com a professora Elizangela.

Além do Compartilhar, Elizangela trabalha ainda na Prefeitura, com projetos especiais para escolas do município. Ela também leciona em outras duas escolas estaduais e dá aula de ginástica laboral em uma empresa da cidade. Em meio a tudo isso, Elizangela ainda arranja tempo para curtir os finais de semana e almoçar diariamente com seus pais, Leonel e Suzana. A professora é a caçula entre nove irmãos e a única filha que seguiu morando com os pais. Por isso, cabe a ela liberar o quarto a cada vez que a família resolve se reunir. “Quando eles chegam é aquela bagunça, a gente passa a noite conversando. Preparamos pães, massas e tudo mais para recebê-los”, revela. Na casa grande, com varanda e quintal, tudo vira festa. Para ela é “tri-legal”, como se diz no Rio Grande do Sul.

Atualmente com 38 anos, ela tem experiência de sobra para pensar em como seguir sua vida. “Amo o que eu faço e sou muito persistente. Tudo que conquistei foi fruto de muito trabalho. Atualmente tenho dedicado um pouco mais de tempo para cuidar de mim”, finaliza Elizangela.

O Núcleo Protásio Alves/RS existe desde 2005, uma parceria com a Prefeitura Municipal, e é o primeiro projeto socioesportivo continuado desenvolvido para as crianças e adolescentes da cidade, que fica na região da Serra Gaúcha. As atividades acontecem no Ginásio Municipal Caetano Peluso, localizado ao lado da escola, o que facilita o trânsito das crianças e adolescentes.

Fotos: IC e Luis Fernando Vales.

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…