Notícias

Profissionais de educação física, medicina, nutrição e psicologia debatem sobre obesidade no Circuito de Palestras 2015 do Instituto Compartilhar

Primeiro momento: palestrantes convidados das áreas de educação física, medicina, nutrição e psicologia falam sobre as “Diferentes Visões para Combater a Obesidade” a cerca de 80 participantes.

Reunir profissionais das áreas do esporte e da saúde para discutir sobre as “Diferentes Visões para Combater a Obesidade”. Este foi o objetivo da terceira edição do Circuito de Palestras 2015 do Instituto Compartilhar, realizado na Faculdade Dom Bosco na noite de sexta-feira, dia 03 de julho. A luta da entidade contra a inatividade física, também causadora da obesidade, foi a grande fomentadora para a escolha do tema. O formato dinâmico do evento possibilitou que os cerca de 80 participantes pudessem interagir de maneira mais efetiva com os palestrantes, os professores de educação física, Adel Youssef e Marcelo Ribas, o médico Dr. Antônio Hirt, a psicóloga Camila Chudek e a nutricionista Eliane Tagliari.

A acadêmica de educação física do segundo ano da Faculdade Dom Bosco, Jéssica Morais, 23 anos, estava bem interessada no tema. Sua participação nesta edição do Circuito de Palestras teve um propósito nobre: entender um pouco mais sobre obesidade infantil, com foco nas crianças carentes. Para Jéssica, na maioria das vezes, estas crianças não têm um cuidado específico dentro do ambiente escolar e seria importante se tivessem, ainda mais de maneira multidisciplinar. “Eu achei (o evento) muito interessante, porque obesidade não é um tema a ser discutido só por profissionais de educação física”, disse.

Já que é para falar de saúde, que tal um exercício de alongamento?

O encontro foi dividido em dois momentos. No primeiro deles, os palestrantes expuseram um pouco sobre a obesidade do ponto de vista de cada área de atuação, doença cada vez mais crescente na sociedade atual. Os participantes ouviram atentamente as palavras dos profissionais, esclareceram dúvidas e o mais importante: puderam ter percepções diferentes sobre o tema e compreender a importância da interdisciplinaridade entre as profissões. “Eu acho que é importante este tipo de movimento e a ideia é esta, de união!”, afirmou a palestrante de nutrição, Eliane Tagliari. A grande maioria presente no encontro era acadêmico ou profissional de educação física, mas também havia pessoas das áreas de medicina, nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social, entre outras, até mesmo de exatas.

Depois do intervalo, quando foram servidos frutas e sucos naturais de desintoxicação, o debate ficou mais dinâmico: cada palestrante se direcionou a uma sala diferente – de educação física, medicina, nutrição e psicologia – e, em círculo, conversou com os acadêmicos e profissionais de acordo com os questionamentos deles. A estudante do primeiro ano de nutrição da Universidade Positivo, Melissa Ianck, 23 anos, gostou da abordagem de todos os profissionais das áreas de esporte e da saúde. No segundo momento do evento, ela optou por duas salas em especial, onde estavam a nutricionista, Eliane Tagliari, e a psicóloga, Camila Chudek. Melissa elogiou o formato adotado, pois pôde esclarecer dúvidas que não foram explanadas na parte inicial do encontro.

Segundo momento: palestrantes se dividem em salas diferentes e aprofundam o tema com acadêmicos e profissionais das áreas de esporte e da saúde.

O Circuito de Palestras 2015 do Instituto Compartilhar acontece em parceria com a Faculdade Dom Bosco, Universidade Federal do Paraná (UFPR), UniBrasil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Positivo e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com o apoio do Conselho Regional de Educação Física (Cref9/PR). Em abril o evento foi realizado na UFPR, quando foram discutidos os resultados e o impacto de projetos socioesportivos para o desenvolvimento humano; e em maio, na UniBrasil, com a presença super especial da levantadora de voleibol e campeã olímpica, Fofão, para falar sobre o atleta como inspiração para as novas gerações. “Gostei bastante! Vou continuar vindo!”, revelou Melissa, referindo-se à próxima edição do Circuito de Palestras, prevista para ocorrer em agosto, na Universidade Positivo (mais informações ainda serão divulgadas).

Fotos: Divulgação: IC

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…