Notícias

#Quemfaz: conheça o professor do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro, Roberto Lopes

Desde 2010 no projeto, o Professor Roberto Lopes (à esq.) mantém o sorriso no rosto e a dedicação com seus alunos.

Roberto Cardoso Lopes é aquele professor que os alunos adoram. O carioca de 55 anos é casado, e considera todos os seus alunos como filhos e o vôlei, como seu trabalho e paixão. Roberto é o professor homenageado da vez na nossa seção #QuemFaz, que vai mostrar quem são as pessoas que fazem todo o trabalho do Instituto Compartilhar Brasil afora.

Roberto é professor do Compartilhar desde 2010, mesmo ano em que começaram as atividades do projeto Vôlei em Rede no Rio. Através da parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, o Instituto chegou até a escola, na qual o professor já dava aulas de educação física. “Na época, a diretora me chamou perguntando se eu gostaria de participar de um projeto de vôlei no contraturno. Como eu sempre fiz coisas diferenciadas no colégio, incluindo atividades extras em diversas modalidades, aceitei”, lembra o professor.

No entanto, esta paixão pelo vôlei demorou um pouco a aflorar. Quando se formou em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, lá por volta de 1985, ele pretendia trabalhar com futebol. Na época, Roberto quase terminou uma pós-graduação em futebol, inclusive chegou a ter uma rápida experiência no América Football Club.  Mas foi em 1988 que a carreira tomou outro rumo, Roberto entrou como professor concursado na rede municipal. Desde então, passou a ensinar crianças e adolescentes tudo que a prática esportiva tem a oferecer.

No meio da garotada durante o Festival Vôlei em Rede no Parque em 2015.

Pelo projeto Vôlei em Rede no Rio ele tem um título e tanto: é um dos recordistas em alunos atendidos. “Você tem que vibrar, viver e trabalhar por aquilo que gosta”, defende Roberto, que hoje tem como seu esporte preferido o vôlei. “Assisto vôlei, vou muito aos treinos do Rexona-Ades aqui no Rio, e sempre estou junto com os alunos nos festivais de Minivôlei, passeios, competições e jogos no Maracanãzinho”, revela.

Fora o vôlei, conseguimos descobrir outra paixão do professor: suas idas a Niterói, onde tem casa na praia de Itaipu. “Nasci no Rio e o máximo que vou é até Niterói. Lá acordo cedo, caminho na praia, dou meus mergulhos e passo a tarde escutando o barulho do vento sentado na varanda”, conta. O professor irá se aposentar no próximo ano, mas para alegria dos seus alunos, Roberto pretende continuar seu trabalho dentro do Instituto Compartilhar.

Atualmente, existem 15 núcleos do projeto Vôlei em Rede no Rio/RJ, que atendem a cerca de 1.300 crianças e adolescentes. Desde 2010, os Núcleos Rio acontecem em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Unilever. A partir de 2014 passaram a receber recursos via Lei de Incentivo ao Esporte em parceria com a Unilever e o Ministério do Esporte.

Fotos: Divulgação IC. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…