Notícias

#QuemFaz: direto de Natal/RN, professor Cláudio de Araújo conta como o voleibol entrou na sua vida

Cláudio de Araújo está no Instituto Compartilhar desde 2011 e leciona suas aulas nas quadras do Natal Volley Club, parceira do projeto Vôlei em Rede.

O sotaque não deixa enganar! O nosso personagem da vez na série #QuemFaz é lá de Natal, Rio Grande do Norte. O professor Cláudio José de Araújo, do Núcleo Natal/RN, do projeto Vôlei em Rede, contou para gente um pouco mais sobre sua vida, e seu dia a dia como profissional de educação física e professor do Instituto Compartilhar.

Cláudio é paulista de nascimento, mas aos cinco anos foi morar com os tios em Natal, após o falecimento da mãe. A capital do Rio Grande do Norte (definida com bom humor pelos seus moradores por ter quatro estações no ano: verão, quentura, calor e mormaço) o recebeu tão bem que ele nem se quer pensa em mudar de cidade. “Gosto de Natal, do calor. Frio, só de vez em quando, mas não para morar”, conta.

O paulista que cresceu em Natal também tem um pouco de carioca em sua personalidade, Cláudio é flamenguista e sempre dá um pulinho até o Rio de Janeiro para acompanhar os jogos do seu time de coração, já foi até para uma final de campeonato. O professor é apaixonado por futebol desde pequeno, mas assim que ingressou no Ensino Médio, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), teve que escolher outro esporte, pois lá não tinha futebol, e foi após uma breve passagem pelo basquete que ele chegou ao voleibol. “Treinei e joguei voleibol dois anos pelo IFRN. Depois disso entrei logo para a faculdade de educação física, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte”, relembra Cláudio.

Cláudio participa de diálogo durante o Simpósio de Professores e Coordenadores IC 2015, em Curitiba.

Ainda na faculdade um professor de Cláudio, chamado Breno Cabral – proprietário do Natal Volley Club (local onde as atividades do projeto Vôlei em Rede acontecem na cidade), foi um incentivo para ele. “Breno me deu a oportunidade de trabalhar com ele como assistente nos times em que era técnico, e a partir daí comecei realmente a me encaminhar para a área do voleibol profissionalmente”, diz Cláudio. Hoje o professor faz jornada quádrupla: além de professor do Instituto Compartilhar, ele trabalha na Secretaria de Educação do Estado, é técnico de vôlei no Centro de Educação Integrada (CEI) e do time feminino adulto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Para Cláudio, o trabalho com o Instituto Compartilhar é muito mais do que ele esperava: “eu sempre trabalhei com voleibol, mas quando entrei no projeto percebi que, com a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, a criança tem muito mais facilidade em aprender”. Aluno do professor há três anos, Tiago Barbosa, 14 anos, gosta da paciência com que o professor ensina vôlei e revela o quanto o incentivo foi importante para ele seguir no esporte: “eu achava que não jogava tão bem quanto os outros alunos e o professor Cláudio me ajudou bastante insistindo para que eu ficasse no projeto”, conta.

Professor é conhecido pelos alunos pela persistência e o apoio em não deixar ninguém desistir.

Cerca de 210 crianças e adolescentes são atendidas pelo projeto Vôlei em Rede em Natal. O Núcleo Natal/RN existe desde 2006 e conta com a parceria da Prefeitura Municipal do Natal, Natal Volley Club, Centro de Educação Integrada e Universidade Potiguar.

Fotos: Divulgação IC. 

Uma ideia sobre “#QuemFaz: direto de Natal/RN, professor Cláudio de Araújo conta como o voleibol entrou na sua vida

  1. Fui aluna de Cláudio há 10 anos e sempre tive ele como um grande amigo, professor exemplar, um pai. Me desenvolvia para ser sempre a melhor, trabalhava os meus limites, me disciplinava e hoje eu sou tenho à agradecer a pessoa que ele ajudou a eu me tornar.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…