Notícias

#QuemFaz: Laerte Rodrigues, professor do Núcleo São Vicente – Campinas/SP do projeto Vôlei em Rede, conta um pouco de sua história e paixão pela profissão

Início da carreira dentro do Instituto Compartilhar: professor Laerte Rodrigues ministra suas primeiras aulas no Núcleo São Vicente - Campinas/SP do projeto Vôlei em Rede.

O professor Laerte Rodrigues, personagem da vez na série #QuemFaz do Instituto Compartilhar é um exemplo daquela conhecida frase: “quem acredita sempre alcança”. Certo do que queria como profissão e propósito de vida desde muito cedo, hoje com 42 anos ele é professor de educação física, casado, tem um filho e dá aulas no Núcleo São Vicente em Campinas, do projeto Vôlei em Rede, com muito empenho e dedicação.

O início não foi fácil. Mas quem disse que seria? “Trabalho desde os 11 anos de idade. Passei por borracharia, funilaria, madeireira e lava rápido. Tive uma história desafiadora para conseguir sair da minha situação inicial de dificuldade”, conta Laerte, que é um dos seis filhos homens de sua família.

Foi um professor de educação física na adolescência de Laerte que despertou a vontade em seguir pelos caminhos dessa profissão. “Lembro até hoje das atividades que ele fazia.  Quando eu tive oportunidade, não pensei duas vezes e fiz a faculdade de educação física já com o objetivo de sair de lá um professor e dar aula em escola”, relembra.

Festival de final de ano dos Núcleos Campinas/SP: Laerte (à esq.) se reúne com professores do projeto Vôlei em Rede durante evento que conta com a participação do diretor presidente do Instituto Compartilhar, o técnico Bernardinho.

Com 17 anos ele soube que a PUC-Campinas oferecia bolsas de estudos para funcionários. Em seis meses ele foi efetivado, e antes de completar 18 anos trabalhava no setor administrativo da universidade, com o benefício de uma bolsa integral de estudos. Alegria demais. Saiu de lá formado em educação física e disposto a trabalhar na área. Em pouco tempo, ele conquistou o 17º lugar entre os mais de mil candidatos no concurso público da Prefeitura de Campinas e alcançou o seu objetivo.

Já o voleibol veio de uma forma inesperada. “Fui tomando gosto pelo vôlei a partir do primeiro contato com o Instituto Compartilhar no ano de 2009, quando abriram os dois primeiros núcleos em Campinas, o São Marcos e São Vicente. A escola que trabalho tinha uma cultura do futebol muito forte e por isso eu não sabia se ia dar certo”, revela.

E não é que deu? Em seis anos, o principal esporte da escola hoje é o vôlei. Laerte conta com orgulho esse feito conseguido graças ao projeto Vôlei em Rede. A parceira institucional do Compartilhar e dos núcleos Campinas e Itu/SP do projeto Vôlei em Rede, Brasil Kirin, e a presença da equipe adulta masculina de vôlei profissional da empresa na cidade é um incentivo a mais. O aluno Vinícius Santos, 15 anos, da categoria Vôlei, tem aulas com o Laerte, está no projeto desde o início e sabe bem a importância que o professor tem: “eu gosto do jeito que ele ensina vôlei, se não fosse por ele eu não jogaria como jogo hoje”, conta.

Laerte participa do Simpósio de Professores e Coordenadores IC 2015 ao lado de colegas que também trabalham na entidade, mas em diferentes regiões do país.

O professor Laerte sabe ainda que dentro do que pode fazer, entrega sempre o seu melhor: “se me perguntassem na época da faculdade se eu estaria trabalhando com o vôlei dessa forma, nunca imaginava. A cada simpósio (evento promovido pelo Instituto Compartilhar para todos os professores e coordenadores da instituição), cada iniciativa de ação coletiva, só aumenta a vontade de fazer parte do projeto. Quero me aposentar sendo professor do Instituto Compartilhar”.

Atualmente, existem quatro núcleos do projeto Vôlei em Rede em Campinas/SP, que atendem a cerca de 300 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Os Núcleos Campinas/SP acontecem em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, Brasil Kirin e com apoio da Sanasa.

Fotos: Divulgação IC.

Uma ideia sobre “#QuemFaz: Laerte Rodrigues, professor do Núcleo São Vicente – Campinas/SP do projeto Vôlei em Rede, conta um pouco de sua história e paixão pela profissão

  1. Professor com uma história de vida muito bacana! Super dedicado e com certeza tem muito a acrescentar na vida destas crianças que ele atende através do Projeto Vôlei em Rede.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…