Notícias

#QuemFaz Professora do Núcleo Guaratuba/PR, Cássia Graciotto, é exemplo de persistência e, hoje, sente-se realizada com sua profissão

Professora do Núcleo Guaratuba/PR, Cássia Graciotto, transmite o amor pelo projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná para a família.

A professora Cássia Graciotto, do Núcleo Guaratuba/PR, do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná, é apaixonada por vôlei e, ao mesmo tempo, é a paixão de seus alunos. Ela não esconde o carinho que tem por eles, tampouco seu amor pelo esporte e profissão. Mas quase que essa história de dedicação ao vôlei seguiu por outros caminhos. É o que vamos contar na série #QuemFaz do Instituto Compartilhar.

Nos tempos de adolescente, Cássia adorava jogar voleibol. Os irmãos mais velhos, também ligados ao esporte no colégio, eram sua influência. “Minha irmã foi minha primeira técnica de vôlei. Ela era acadêmica de educação física e dava aulas no colégio em que eu estudava e treinava”, conta. E assim Cássia se tornou atleta de vôlei. Jogou por vários times paranaenses, ganhou muitas medalhas e foi o salário de atleta que deu condições para pagar sua primeira faculdade: processamento de dados.

A atleta de voleibol formou-se em uma área um pouco distante da que era familiarizada e para quem conhece a professora, a escolha foi no mínimo curiosa. Ela era apaixonada por esportes, principalmente pelo vôlei, mas na época o pai não era muito a favor da profissão de educador físico. Por isso, Cássia havia escolhido este outro caminho. “Eu sou muito ligada ao meu pai, não queria desapontá-lo”, revela. Mas não teve jeito. Sua vida como processadora de dados não deu certo e com 27 anos ela foi em busca do que gostava. Cursou sua segunda faculdade, de educação física, e se descobriu. Quando o pai percebeu que Cássia havia encontrado o seu lugar, aceitou o caminho traçado pela filha e hoje se sente orgulhoso da profissão que ela tem.

Cássia sempre promove atividades diferentes para a garotada do projeto.

Logo que se formou, Cássia prestou concurso para ser professora do Estado do Paraná e também escolheu o lugar que moraria: Guaratuba, localizada no litoral. Durante os anos anteriores ela tinha vivido a maior parte do tempo em Maringá, município do interior paranaense que fica a cerca de 400 km da cidade litorânea. “Guaratuba é uma cidade pequena, gosto de encontrar com meus alunos na rua, todos me conhecem. Acabo participando mais da vida do aluno”, explica Cássia.

Uma de suas alunas, Laura Fischer, 14 anos, também adora esses momentos: “a turma sempre acaba se encontrando, saímos para comer uma pizza, é legal como a professora promove esse entrosamento entre os alunos. Ela vive na nossa idade”, conta. Cássia chegou em Guaratuba sem conhecer ninguém e hoje é casada com Jerri, tem uma filha de 2 anos, a Sofia, e pretende seguir sua vida como professora de educação física na cidade.

Simpósio de Professores e Coordenadores IC 2015: Cássia compartilha experiências do esporte com colegas de trabalho que atuam em diferentes regiões do país.

O projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná foi criado em 1997 e é o mais antigo do Instituto Compartilhar. Conta com o Núcleo Central, em Curitiba, e outros 13 núcleos espalhados pelo interior do estado, atendendo cerca de 1,6 mil crianças e adolescentes. São parceiros do projeto: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.

Fotos: Divulgação IC. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…