Notícias

Renata Regis e Gabriel Jungles, profissionais do Compartilhar, trocam experiências com outros jovens da América Latina pelo Youth On The Move

Participantes do evento apresentam seus projetos esportivos realizados em cada país.

Participantes do evento apresentam seus projetos esportivos realizados em cada país.

Aconteceu em fevereiro, dos dias 18 a 20, um encontro de 30 professores e gestores de projetos socioesportivos da América Latina no SESC em Bertioga/SP que participaram do projeto Youth On The Move (YOTM). Organizado pela ONG dinamarquesa International Sport and Cultural Association (ISCA) o objetivo é capacitar jovens para organização de eventos que promovam a atividade física em seus países. O professor Gabriel Jungles do Núcleo Central – Curitiba do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná e a coordenadora local dos Núcleos Rio/RJ do projeto Vôlei em Rede, Renata Regis, ambos do Instituto Compartilhar, foram uns dos selecionados que tiveram a oportunidade de participar dessa experiência.

Renata Regis, coordenadora dos Núcleos Rio/RJ e Gabriel Jungles, professor do Núcleo Central de Curitiba, assistem a palestras durante o curso.

Renata Regis, coordenadora dos Núcleos Rio/RJ e Gabriel Jungles, professor do Núcleo Central de Curitiba, assistem a palestras durante o curso.

Em meio a palestras e atividades práticas organizadas pelos membros da ISCA, jovens brasileiros, argentinos, uruguaios, peruanos, cubanos e colombianos aprenderam a formar, executar e gerenciar eventos esportivos. Depois desta etapa presencial, haverá uma continuação do curso online durante mais cinco meses para que ao final apresentem seus projetos. Com o tema “Esporte para todos”, as ações devem envolver a comunidade do local onde estão inseridos na Semana Mundial de Atividade Física a ser realizada nos dias 19 a 27 de novembro deste ano. A capacitação também envolverá outros 30 jovens da Europa. 

Diante deste cenário favorável, já dá para imaginar a troca cultural que aconteceu nesses dias. “Toda noite a gente se reunia para conhecer um pouco mais de cada país. Cada um levou para o encontro algo que remetesse a sua realidade: roupas e comidas típicas, bandeiras, música e dança”, conta Renata. “Foi muito enriquecedor. Conhecemos seis países em quatro dias”, brinca Gabriel ao contar que descobriu até coisas diferentes do próprio Brasil.

Jovens de seis países da América Latina se tornam amigos e o clima fica descontraído.

Jovens de seis países da América Latina se tornam amigos e o clima fica descontraído.

O que chamou a atenção do professor Gabriel foi que independentemente do tamanho da organização, do projeto social ou da quantidade de pessoas atendidas, o amor, a paixão e a vontade de transformar vidas por meio do esporte é a mesma em todos os participantes. “Pudemos conhecer as realidades de trabalho, como cada país promove e lida com o esporte e a atividade física. São diferenças realmente enriquecedoras”, avalia o professor. Renata concluiu a etapa presencial satisfeita: “volto deste encontro muito mais motivada com a minha função na sociedade. Bem-estar, qualidade de vida e saúde, é isso que precisamos melhorar e o esporte e a atividade física num geral são os meios fundamentais para alcançar isto”.

Parceiros institucionais mantenedores do Instituto Compartilhar: Uptime, Unilever e Brasil Kirin.

Fotos: Divulgação IC.

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…