Notícias

Alunos da categoria Vôlei do Núcleo Ponta Grossa/PR ajudam na organização do festival de minivôlei dos alunos das categorias Mini 3×3 e 4×4

Festival de Minivôlei conta com o apoio dos alunos da categoria Vôlei que, logo no início, fazem as apresentações das equipes participantes.

O professor Evaldo de Godoy, do Núcleo Ponta Grossa, promoveu um festival de minivôlei, junto aos alunos da categoria Vôlei, para as crianças e adolescentes das categorias Mini 3×3 e Mini 4×4, no dia 25 de novembro, que envolveu exercícios de valores e muito voleibol. O evento aconteceu na quadra polivalente do Colégio Estadual Linda Bacilla – local onde acontecem as aulas do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná – e teve como pontos importantes a colaboração dos adolescentes com mais tempo no projeto na organização do festival e o empenho e dedicação dos mais novos durante os jogos.

As equipes foram montadas com cuidado, para manter equilíbrio na competição, e de acordo com pré-requisitos estabelecidos antecipadamente: no Mini 3×3 os times deveriam ser formados por dois alunos desta categoria e um convidado, podendo ser de outra categoria do minivôlei; já no Mini 4×4, os times deveriam ser formados da mesma maneira, porém com dois convidados, totalizando quatro integrantes.

Antes das partidas de voleibol, crianças e adolescentes fazem o juramento do atleta.

O festival de minivôlei começou com o desfile das equipes e cada uma delas apresentou um cartaz contendo o nome, valores ensinados nas aulas de voleibol de acordo com a categoria (no Mini 3×3 responsabilidade e Mini 4×4 respeito) e palavras como solidariedade, perseverança, esperança e dedicação. Este material serviu para a atividade de valores que aconteceu durante os intervalos dos jogos, em que os alunos eram orientados a procurar o significado destas palavras em dicionários para elaborarem frases educativas. A equipe Black do Mini 4×4, por exemplo, passou a seguinte mensagem para os colegas: “a esperança nos faz crer que, um dia, tudo dará certo para todos”.

Diversão, troca de experiências e prática esportiva favorecem o evento.

As partidas de voleibol começaram após o juramento do atleta e proporcionaram aos participantes a prática de jogo num contexto diferente das aulas, além da integração e diversão. “Foram partidas equilibradas, com a experiência dos fundamentos do voleibol! Eles foram vivenciados e superados em diversos momentos, com ações e reações de movimentos bem elaborados, motivados pela condição de jogo”, afirmou Evaldo.  O professor também notou a disposição dos adolescentes da categoria Vôlei na realização do evento, já que eles ficaram responsáveis por auxiliar na formação das equipes, no trabalho de pesquisa da atividade de valores, no desfile de abertura, na sequência dos jogos e na arbitragem. “Eles entenderam sua condição de coadjuvantes nos jogos e protagonistas na organização, respeitando as questões de gênero e faixa etária, contribuindo para que os alunos do Mini 3×3 e Mini 4×4 pudessem jogar”, elogiou.

Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Itaú, Unilever e Ministério do Esporte.

Fotos: Divulgação IC. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…