Notícias

Alunos do Instituto Compartilhar se destacam em competições externas realizadas ao longo do ano

Núcleo São Domingos é representado por alunos do projeto Vôlei em Rede nos Jogos Escolares Municipais (JEM) de Campinas/SP.

O ano de 2014 foi especial para muitos alunos do programa socioesportivo do Instituto Compartilhar. Apesar de campeonatos de voleibol (e de outras modalidades) não serem o foco da entidade, alguns adolescentes se destacaram em eventos esportivos realizados por outras instituições em diferentes lugares do país. Entre eles, os alunos do Núcleo São Domingos – Campinas/SP e do Núcleo Natal/RN, ambos do projeto Vôlei em Rede.

Em Campinas, nos dias 16, 26, 29 e 30 de setembro e 01 de outubro aconteceu a primeira fase dos Jogos Escolares Municipais (JEM) com a participação de 39 alunos do Núcleo São Domingos. As partidas de voleibol, realizadas na PUC de Campinas, representaram uma oportunidade de praticar as habilidades técnicas adquiridas durante o ano, assim como valores fundamentais de cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia. “Eu estava muito nervosa no começo do jogo, mas gostei muito de ter jogado”, contou a aluna Mônica Evangelista, 13 anos, da categoria Mini 4×4.

As quatro equipes que representaram o projeto Vôlei em Rede se classificaram para as finais, que aconteceram nos dias 17, 20, 21, 22 e 23 de outubro. Os meninos foram vice-campeões do campeonato; já as meninas ocuparam a quarta e quinta posições. Além dos alunos, as equipes contaram com a participação de ex-alunos do projeto. O evento proporcionou a eles uma experiência diferente com o esporte, principalmente por jogarem com colegas de diferentes escolas municipais.

Atletismo está entre as modalidades disputadas pelos alunos do projeto.

“Eu não esperava ser campeão, foi muito legal!”, revelou Jorge Costa, 11 anos, da categoria Mini 3×3. A colega Maria Isadora Lima, 13 anos, da categoria Mini 4×4, também gostou das atividades: “foi a primeira vez que eu participei, mas quero ir de novo ano que vem”, disse animada. O JEM, em Campinas, também ofereceu competições de atletismo e xadrez. A medalha de ouro no jogo de tabuleiro foi também para um aluno do projeto.

Em Natal aconteceram os Jogos Escolares do RN (JERN’s) do Comitê Olímpico Brasileiro, com a participação de mais de quarenta mil crianças e adolescentes de diferentes instituições de ensino do estado. Ex-alunos e alunos do projeto Vôlei em Rede do Núcleo Natal representaram as escolas que frequentam e deram o melhor de si em diversas modalidades esportivas.

Na categoria infantil, 13 a 14 anos, o ex-aluno Matheus Antônio Aciolli, 13 anos, foi campeão na modalidade Vôlei de Duplas e foi considerado o melhor jogador, Atleta Ouro. Durante o ano, Matheus também conquistou o primeiro lugar no Circuito de Vôlei de Praia. A dupla Igor Nascimento e Fernando Gomes, 16 e 17 anos,respctivamente, foi campeã dos JERN’s na categoria juvenil masculino, 15 a 17 anos, na modalidade Vôlei de Duplas, sendo Fernando o Atleta Ouro. Além disso, os meninos também ganharam o Circuito de Vôlei de Praia, venceram a etapa regional dos Jogos da Juventude e conquistaram o quarto lugar, em nível nacional, no mesmo evento sediado em João Pessoa/PB.

Alunos do projeto Vôlei em Rede, Igor e Fernando, vencem competições importantes ao longo do ano e comemoraram ao lado do professor Eugênio.

Os Jogos da Juventude contou com a participação de vinte e seis estados brasileiros, representados pelas melhores duplas na modalidade. “Os alunos Igor e Fernando obtiveram um grande êxito a nível nacional com o quarto lugar, pois devido à baixa estatura, 1,62 e 1,72m respectivamente, surpreenderam a todos com uma técnica refinada e com boa leitura de jogo, tudo isso adquirido no projeto Vôlei em Rede”, explicou o professor do Núcleo Natal, Eugenio Anselmo de Lima.

O Instituto Compartilhar se alegra com estas conquistas dos alunos do projeto Vôlei em Rede e de outras crianças e adolescentes do projeto Esporte em Ação e Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná que, com certeza, também obtiveram resultados positivos em sua trajetória com o voleibol. Isso demonstra que a entidade tem contribuído com o sucesso de milhares de jovens, seja pelo ensino técnico do esporte, de valores como respeito e responsabilidade ou por meio das experiências vividas durante as aulas e com os professores.

Fotos: Divulgação IC.

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…