Notícias

Festival Julino reúne comunidade escolar do Núcleo Guaratuba/PR para um dia de muitos jogos e diversão

Comunidade escolar participa de evento promovido pelo Núcleo Guaratuba do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná.

Uma combinação perfeita para essa época do ano: festa julina com voleibol. O clima de alegria do arraiá do Núcleo Guaratuba, misturado com esporte e diversão envolveu cerca de 180 crianças e adolescentes no dia 11 de julho. Entre eles, os alunos do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná e do Colégio Estadual Joaquim da Silva Mafra, onde acontecem as aulas de minivôlei na região. O evento, chamado Festival Julino, durou o dia todo.

Foram montadas quatro miniquadras para jogos de 15 pontos cada. Uma para alunos com idades compatíveis com a garotada da categoria Mini 3×3 do minivôlei (11 e 12 anos), duas para o Mini 4×4 (13 anos) e uma para o Vôlei (14 e 15 anos). Enquanto alguns participavam dos jogos, outros se revezavam na arbitragem e inscrições das equipes nas miniquadras. Era fácil saber quem eram os alunos do projeto pois, além do uniforme, eles vestiram gravatinhas julinas de identificação. “Não houve nenhum momento em que uma das miniquadras ficou sem jogo”, observou satisfeita a professora do Núcleo Guaratuba, Cássia Graciotto.

Semana de Integração Escola Comunidade: Festival Julino reúne cerca de 180 participantes.

No lanche servido pelo colégio, os participantes do Festival Julino saborearam pipoca e bolo de fubá, acompanhado por um chá quente. Cássia contou que a atividade fez parte da Semana de Integração Escola Comunidade. Na oportunidade, os participantes trocaram experiências e se divertiram juntos. “Foi maravilhosa a participação de alguns professores e funcionários (da escola) nos jogos. Os alunos pareciam se motivar ainda mais podendo dividir a quadra com seus professores”, relatou Cássia. Os alunos do colégio puderam conhecer um pouco do que os colegas do projeto vivenciam nas aulas de minivôlei, inclusive o trabalho de valores como responsabilidade e autonomia, já que a garotada colocou a mão na massa e auxiliou na organização do evento.

Entre as tarefas desempenhadas pelas meninas e meninos do projeto estavam a montagem das quadras, o preparo dos materiais que foram utilizados durante as atividades e a decoração de parte do colégio com bandeirinhas de festa julina. Cada uma delas, representou um sentimento ou atitude importante para o convívio na comunidade como amor, paz, amizade, solidariedade, compaixão, saúde, paciência, tolerância e união, além dos valores ensinados na Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, respeito, cooperação, responsabilidade e autonomia.

Alunos do projeto decoram parte do colégio com bandeirinhas de festa junina, com valores considerados importantes para a vida cidadã.

Já os voluntários do Compartilhando um Ideal – alunos da categoria Vôlei e ex-alunos que auxiliam os professores nas aulas e eventos dos núcleos –  realizaram uma enquete com a maioria dos participantes do Festival Julino. Ao todo foram 152 entrevistados. Todos afirmaram que gostaram do evento e 135 consideraram-no organizado. Outro dado importante revelou que 128 respondentes já haviam participado de um evento promovido pelo Núcleo Guaratuba, o que demonstra que grande parte da comunidade escolar já está familiarizada com o projeto e que participa das atividades. Durante o evento, a garotada do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná pôde praticar os movimentos específicos de cada fundamento do voleibol, o trabalho em equipe, superação ao medo, tomada de decisão, integração social e liderança dentro e fora das quadras.

Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.

Fotos: Divulgação IC.

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…