Notícias

Núcleo Guaratuba/PR promove Gincana Cultural para cerca de 470 crianças, adolescentes e professores

Participantes criam músicas funk sobre o Colégio Joaquim da Silva Mafra e a Gincana Cultural.

A Gincana Cultural realizada pela professora de educação física do Núcleo Guaratuba, Cássia Graciotto, deu o que falar no Colégio Estadual Joaquim da Silva Mafra, sede das aulas de minivôlei da cidade. Cerca de 470 crianças, adolescentes e professores de diversas disciplinas participaram da brincadeira realizada no dia 17 de julho, durante a Semana de Integração Escola Comunidade. Na oportunidade, os alunos do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná exerceram na prática os valores cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol e em um contexto diferente do que estão acostumados, ou seja, fora das quadras.

Ao todo foram formadas sete equipes, cada uma delas com integrantes de idades diferentes, divididas pelas cores azul claro, azul escuro, verde claro, verde escuro, lilás, branco e rosa, esta última formada apenas por alunos do projeto. Para promover a integração – principal objetivo da gincana -, a distribuição das faixas coloridas foi feita dentro das salas de aulas e, ao tocar o sinal, todos seguiram em direção ao pátio para encontrar os colegas e os professores que estavam na mesma equipe. Neste momento, o colégio já estava tomado de alegria e empolgação e prosseguiu assim até o fim.

Cerca de 470 crianças, adolescentes e professores participam das brincadeiras organizadas pelo Núcleo Guaratuba.

A gincana foi composta por 22 provas. A maioria delas envolveu conhecimento gerais, de filmes, desenhos e cantores. Os alunos do projeto auxiliaram a professora Cássia recolhendo as respostas das provas de cada equipe e tabulando resultados.  O último desafio da garotada foi criar uma música de funk sobre o Colégio Joaquim da Silva Mafra e a Gincana Cultural. O objetivo foi criticar as letras pejorativas deste estilo musical e, ao mesmo tempo, mostrar outras que são compostas por conteúdos educacionais, como é o caso da música “Não foi Cabral”, que questiona a história do descobrimento do Brasil.

O professor de ciências do colégio, José Sobrinho, aprovou a atividade recreativa e confirmou que o evento atingiu o objetivo principal: “a integração entre os alunos e os professores ocorreu de maneira expressiva”. José explicou que muitas das crianças e adolescentes presentes não conversavam com os educadores e, após a gincana, passaram a se relacionar melhor. A professora Cássia destacou outro ponto importante: o clima de competição entre as equipes não se sobrepôs ao respeito entre elas. “Todos competiram pelo prêmio, mas aplaudiram a vitória das outras equipes”, afirmou.

Equipes campeãs são premiadas com squezees e mochilinhas do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná, camisetas da fanfarra do colégio e muitos doces.

Quanto aos alunos do Núcleo Guaratuba, da equipe rosa, Cássia observou que estavam animados do início ao fim da gincana e que o evento possibilitou que eles praticassem os valores ensinados nas aulas de minivôlei. “As três turmas do projeto trabalharam como uma grande equipe”, avaliou. Os campeões da gincana ganharam uma cesta de prêmios, que continha squezees e mochilinhas do projeto, camisetas da fanfarra do colégio e muitos doces.

Fotos: Divulgação IC.

Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…