Notícias

Atividades sobre meio ambiente e artes circenses contagiam o Núcleo Central, em Curitiba, durante Festivais de Minivôlei

Alunos da categoria Mini 2x2 do Núcleo Central praticam esporte com valores com colegas do Colégio da Polícia Militar do Paraná.

Os alunos do Mini 2×2 e Mini 3×3 do Núcleo Central, do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná, participaram de atividades diferentes no sábado, 29 de agosto. Durante a manhã, as crianças da primeira categoria, com nove e 10 anos de idade, e os colegas convidados do Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM) se divertiram e aprenderam bastante com jogos de minivôlei, brincadeiras e oficinas sobre sustentabilidade e meio ambiente. Pela tarde, os alunos do Mini 3×3 praticaram artes circenses com acadêmicos da Faculdade Dom Bosco. Não é difícil imaginar a empolgação da garotada. Mais de 300 pessoas estiveram presentes, entre alunos, professores, pais e responsáveis.

Os participantes do festival da categoria Mini 2×2 foram divididos em quatro grupos que se revezaram em quatro áreas principais: duas para a prática do vôlei e duas para gincana e oficina de sustentabilidade e meio ambiente. Atividades diferentes, como o vôlei cego – em que um lado da quadra não vê o outro – e o vôlei do lençol – ao invés de jogar com as mãos, os participantes usam lençóis –, fizeram a alegria das crianças e colegas convidados. Eles também ficaram livres para jogar em quadras de Mini 2×2 para praticar o que aprenderam com os professores, inclusive o valor cooperação trabalhado nesta categoria. O aluno Gabriel dos Santos, 9 anos, do Mini 2×2, disse que gostou de poder jogar com o pessoal do Colégio da Polícia Militar.

Pais e responsáveis participam das atividades promovidas à garotada.

Os pais também participaram das gincanas e puderam ajudar as crianças na construção de bonecos ecológicos, feitos com meia-calça, botões, areia e alpiste, e no jogo do tabuleiro ecológico, com o qual elas aprenderam um pouco sobre preservação da natureza, reciclagem, economia de água e de luz. Após os grupos passarem por todas as áreas, os pais puderam jogar com os alunos, o que surpreendeu Marcelo Amâncio, pai do Leonardo Amâncio, do CPM. “Achei muito legal essa interação entre as crianças, mas o que eu não esperava mesmo era que os pais fossem chamados para jogar. Acabei de bater uma bola com o meu filho, foi muito bom”, comentou feliz. Ao final, todos ganharam medalhas. A professora Rosana Roberta, do CPM, que fez parte do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná durante 13 anos, ressaltou a qualidade do evento e a importância do projeto. “O evento foi maravilhoso, é lindo de ver o que esse projeto faz, as crianças cooperando, uma interagindo com a outra, foi muito bom, estão todos de parabéns”, elogiou Rosana. Os adolescentes da categoria Vôlei e Super Vôlei foram essenciais durante o evento, tanto na organização como nas atividades.

Já a parte da tarde foi dedicada aos alunos do Mini 3×3, e o tema do festival foi artes circenses. Os pais e alunos presentes foram divididos em quatro grupos e alocados em duas áreas. A primeira delas contou com seis quadras com jogos livres para a prática do voleibol, e a segunda com três oficinas. Nelas, as crianças puderam, junto com os pais, fazer bolinhas para malabares, com feijão, pedaços de saco de lixo e bexigas, aprender a fazer acrobacias, atividades de equilíbrio e até uma pirâmide humana, tudo isso com o auxílio dos acadêmicos da Faculdade Dom Bosco.

Participantes comemoram sucesso do evento que teve como tema “artes circenses”.

A mãe da aluna Maria Eduarda Martins, 11 anos, Fátima Martins, gostou muito do festival, inclusive parabenizou os professores. “As brincadeiras foram fantásticas, foi muito bom conhecer pessoas novas. Queria dar os parabéns pela maneira usada para interagir os pais e os alunos”, comentou a mãe. Em uma pesquisa anônima os alunos gostaram muito do festival, um deles gostou tanto que ele acredita ser o melhor festival de sua vida. Outro já foi mais pontual, e destacou atividades. “Foi muito legal. A parte das oficinas e o vôlei. Gostei muito”. Os alunos presentes ganharam medalhas do festival e os pais e responsáveis não ficaram fora dessa. Eles também saíram vencedores do evento, afinal de contas, a participação e envolvimento deles com as atividades do projeto merece destaque.

Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.

Fotos: Divulgação IC. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…