Notícias

Núcleo Central, em Curitiba, promove jogos de voleibol e exibe museu sobre os 18 anos de história do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná

Copa Super Vôlei e quadrangular de voleibol reúnem meninos e meninas entre 16 e 17 anos no Núcleo Central – Curitiba/PR.

A Copa Super Vôlei, evento promovido aos alunos desta categoria do Núcleo Central, em Curitiba, foi um sucesso. Cerca de 170 pessoas estiveram reunidas durante os dois períodos do dia 28 de novembro para participar, assistir a jogos acirrados de voleibol e aprender um pouco sobre os 18 anos de história do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná em Curitiba. A garotada da categoria Super Vôlei entrou em quadra com equipes convidadas de várias instituições da região e colocaram em prática o que aprenderam com o esporte. Paralelamente foi realizado um quadrangular aos ex-alunos do projeto, que não só se divertiram como também ajudaram na arbitragem da Copa Super Vôlei.

A abertura do evento contou com um exercício de solidariedade. Na confirmação de inscrição, os participantes entregaram brinquedos para a campanha de Natal da Associação Cristã de Assistência Social (Acridas). Marcaram presença as equipes da Associação Atlética Banco do Brasil, do Clube Duque de Caxias, Colégio Estadual do Paraná, Colégio Marista, Colégio Militar de Curitiba, Colégio Profª Maria Balbina Costa Dias, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba e dos municípios de Paranaguá e Piraquara.

Museu de lembranças conta com espaço para participantes deixarem seu recado para o pessoal do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná.

A professora Tatiana Ribas, do Núcleo Central, disse que um dos objetivos da Copa Super Vôlei foi contar um pouco sobre os 18 anos do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: “o tema ‘compartilhando uma história de sucesso’ foi idealizado pelos próprios alunos da categoria Super Vôlei ainda no começo do ano”. A iniciativa proporcionou, além dos jogos, a realização de duas oficinas: um museu onde foram expostas recordações desde o início do projeto na capital paranaense; e a gravação de vídeos em homenagem ao diretor-presidente do Instituto Compartilhar e técnico de voleibol, Bernardinho. Depois de editados, os vídeos serão enviados a ele.

Tatiana contou que o conteúdo do museu ficou resumido, porém explicativo: “foram expostas fotos de eventos e a evolução dos nomes e logos que marcaram o projeto, bem como a história do Rexona (equipe de alto nível que representou Curitiba na Superliga feminina de vôlei)”. A aluna Bruna Prado, 16 anos, da categoria Super Vôlei, gostou do que viu no museu: “foi muito legal entender como essa linda história começou, agradeço o projeto pela oportunidade”.

Participantes praticam valores da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol como jogadores e árbitros.

A professora Rosana Rocha, também do Núcleo Central, acredita que o evento foi um sucesso. “Gostei muito. Conseguimos mostrar para as pessoas as conquistas do projeto nestes últimos 18 anos e os participantes socializaram muito bem”, comentou Rosana. A aluna Mariana Siqueira, do Colégio Estadual Duque de Caxias, destacou a organização do evento: “foi tudo bem elaborado, os jogos foram divertidos e prevaleceu a cooperação”. Já o professor da equipe da Prefeitura de Curitiba parabenizou os organizadores pelo incentivo ao esporte. “O evento foi tão organizado como os tantos outros que já participei aqui no Núcleo Central, isso sim é promover o voleibol”, destacou. Ao término de cada partida, as equipes votaram nos alunos destaque e Fair Play.

Já o quadrangular, idealizado pelos ex-alunos, buscou reunir aqueles que participaram da primeira turma da categoria Super Vôlei do Núcleo Central. Além de jogarem muito voleibol e matarem a saudade dos professores, os ex-alunos também auxiliaram na organização e arbitragem dos jogos. Desta forma, eles vivenciaram os valores da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, como a cooperação, a responsabilidade, o respeito e a autonomia.

Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.

Fotos: Divulgação IC.

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…