Notícias

Núcleo Forte do Leme – Rio/RJ comemora seis anos de projeto Esporte em Ação

Familiares participam das brincadeiras organizadas pelos professores do Núcleo Forte do Leme – Rio/RJ.

Em setembro, o Núcleo Forte do Leme – Rio/RJ completou seis anos de atividades e para celebrar o aniversário, a coordenadora Karina Lins e Silva e os professores de voleibol e capoeira do projeto Esporte em Ação organizaram a Família em Ação, uma festa diferente e com brincadeiras educativas. As atividades escolhidas estimulavam a prática dos valores do esporte, cooperação, respeito e responsabilidade, de maneira muito divertida. No dia 28, alunos, ex-alunos e familiares puderam interagir e comemorar juntos mais um ano de aprendizados e experiências positivas no Centro de Estudos de Pessoal (CEP), local onde acontecem as aulas do projeto.

As crianças e adolescentes já estavam antenados no que estava por vir porque foram eles que elaboraram desenhos para o convite do evento. Por meio de votação, o escolhido foi o da aluna Thais Ferreira, 11 anos, da categoria Mini 2×2, que de maneira muito criativa utilizou a pintura, recorte e colagem para montar uma quadra de voleibol. No dia da festa, os alunos continuaram envolvidos, muitos ajudaram na organização do ginásio e, como forma de agradecimento, ganharam garrafinhas de água do Instituto Compartilhar.

Alunos colocam em prática os valores de cooperação, responsabilidade e respeito.

A dança dos bambolês foi a primeira atividade do aniversário e funcionava como a dança da cadeira. A diferença era que mais de um participante podia entrar em um único arco, deixado no chão. A música ficou aos cuidados da professora de capoeira Gisela Folly (Gigi), que tocou uma música no berimbau. O objetivo da brincadeira era motivar o valor respeito ao entrar mais de uma pessoa no bambolê, sem empurrões. Depois, foram distribuídas bolas de encher verdes, cor que representa o projeto, para que os participantes as posicionassem no painel de aniversário onde continham as letras EA (Esporte em Ação).

A outra brincadeira também foi bem divertida, mas com o trabalho da responsabilidade. O objetivo da atividade, chamada “massinha”, era proporcionar aos participantes a experiência de ensinar fundamentos e gestos técnicos de voleibol e capoeira aos colegas e mostrar como algumas pessoas possuem dificuldade no aprendizado. Os ex-alunos auxiliaram nesta atividade e a professora de voleibol, Laura Brasil, ficou satisfeita. “Fiquei muito feliz em rever meus antigos alunos e mais ainda em poder contar com a cooperação deles nas brincadeiras. Saber que os valores estão incorporados em cada família me dá um orgulho tão grande que mal cabe em meu sorriso. E isso foi muito fácil de notar, bastava olhar a festa!”, disse emocionada.  Novamente os participantes receberam bolas de encher, mas dessa vez, para preencher o número seis (6) correspondente a idade que o projeto completa na cidade.

Participantes agitam a festa de Aniversário do projeto Esporte em Ação, Núcleo Forte do Leme – Rio/RJ.

A confraternização de aniversário marcou o final do evento e todos lancharam frutas e tortas de chocolate ofertados pelo Delírio Tropical, parceiro institucional do Compartilhar. Os familiares também levaram lanches e os alunos sucos e refrigerantes. Em clima de muita alegria e descontração, os participantes cantaram parabéns! Davi Pereira, 10 anos, da categoria Mini 2×2, ficou feliz com o evento. “Gostei muito porque teve muitas brincadeiras e porque o Esporte em Ação fez 6 anos de vida”, contou. A colega da categoria Mini 4×4, Danielle Maria, 13 anos, concorda: “eu gostei muito das brincadeiras! Amei a brincadeira da massinha, porque todos cooperaram. A hora dos parabéns foi a melhor porque teve bolo pra todo mundo, foi muito legal!!”, concluiu. 

Parceiros do Núcleo Forte do Leme – Rio/RJ: Exército Brasileiro (Centro de Estudos de Pessoal) e editora Sextante.

Fotos: Divulgação IC. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…