Notícias

#Efeitoesporte Pais deficientes visuais de aluno do Instituto Compartilhar transmitem sua paixão pelo esporte para os filhos

Gustavo Machado pratica esporte com valores dentro e fora das quadras: com apenas 9 anos ele leva pais com deficiência visual para acompanharem as suas aulas de minivôlei do Núcleo Central, em Curitiba.

No dia a dia do Núcleo Central – Curitiba/PR é comum ver diversos pais, mães ou responsáveis que acompanham seus filhos a cada aula, principalmente nas categorias menores. Com o aluno Gustavo Machado, 9 anos, do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná, não poderia ser diferente. O que muda nessa história é que ele é quem guia seus pais, deficientes visuais, até o ginásio onde acontecem as aulas.

Todas as terças e quintas-feiras, Gustavo, seus dois irmãos, com 7 e 4 anos, e seus pais saem de Colombo, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, e vão até o ginásio do Núcleo Central, de ônibus. O trajeto leva cerca de 50 minutos. “O Gustavo adora o vôlei, sempre quer vir e nunca falta. Às vezes, nós ficamos com preguiça de sair de casa e ele nos incentiva: ‘vamos lá, eu arrumo as coisas para irmos’”, conta rindo a mãe do menino, Isamara Andrea Rubini.

Enquanto Gustavo faz a aula de vôlei, a mãe e os irmãos praticam outros esportes oferecidos no mesmo espaço pelo Governo do Estado, parceiro do Instituto Compartilhar no projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná. Os pais do garoto praticam o Goalball – esporte paralímpico em que cada equipe conta com três jogadores titulares. De cada lado da quadra tem um gol e os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro e o objetivo é balançar a rede adversária.

Gustavo, à frente, é atento e fica de olho em tudo o que acontece na aula.

Vem daí a vontade em transmitir aos filhos o gosto pelo esporte: “o nosso objetivo é mostrar a maioria dos esportes que a gente puder para as crianças, para que um dia eles possam escolher”, revela a mãe, que também gosta de correr. Além do Goalball, o pai é apaixonado pelo Judô.

Casados há quase 10 anos, Alan Jeferson Machado e Isamara Andrea Rubini encaram com naturalidade os desafios que a deficiência os impõe. “No início, nossas mães e irmãs vinham até a nossa casa ajudar com as crianças. Hoje já não precisa mais”, relembra Isamara. “Eles são responsáveis por ajudar na organização da casa, cuidar do cachorro, ler e separar as cartas, além de se arrumarem sozinhos e serem um pouco mais independentes”, comenta o pai Alan.

Gustavo, por ser o mais velho, é quem ajuda os irmãos mais novos no que precisa, principalmente nas tarefas da escola. “Essa parte foi bastante complicada no começo. O Gustavo teve que fazer reforço e se dedicar um pouco mais já que não conseguíamos ajudá-lo muito nas tarefas. Lembro que ele soletrava letra por letra do enunciado, para que conseguíssemos entender e tentar ajudar”, recorda Isamara.

Sobre as crianças terem um cuidado maior com os pais, Isamara finaliza: “dentro de uma família é natural um cuidar do outro, mas no nosso caso eles precisam cuidar um pouco mais, já que nós não enxergamos”, conclui a mãe.

Fotos: Divulgação IC. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…