Notícias

Projeto Esporte em Ação promove festival em São José dos Pinhais/PR para centenas de crianças e adolescentes que praticam voleibol

Festival de São José dos Pinhais reúne crianças e adolescentes que praticam voleibol para um dia de muita diversão, troca de experiências e formação de amizades.

O Centro de Esporte e Lazer Max Rosenmann, popularmente conhecido como Ginásio Afonso Pena, foi sede de um evento muito especial para os alunos dos núcleos Afonso Pena e Cidade Jardim que participam das aulas de minivôlei do projeto Esporte em Ação. Durante o festival de minivôlei de São José dos Pinhais/PR, realizado no sábado, 23 de maio, eles puderam treinar as suas habilidades técnicas do voleibol com outras crianças e adolescentes que também praticam a modalidade esportiva, além de se divertirem, fazerem novas amizades e participarem de uma oficina de reciclagem para a confecção de brinquedos. Ao todo, 140 participantes estiveram presentes, dentre eles convidados de quatro ginásios da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) da cidade: Borda do Campo, Jardim Marambaia, Quissisana e Santos Dumond.

É a terceira vez que o evento acontece na região, devido ao sucesso conquistado nas edições passadas. Desta vez não foi diferente e contou com o apoio de várias pessoas focadas no mesmo objetivo: proporcionar as crianças e adolescentes um dia divertido e com muito aprendizado! A oficina de reciclagem foi um exemplo disso. A professora de artes da Secretaria de Educação do Paraná e diretora do Colégio Afonso Pena, Lais Hykavei, ficou responsável por orientar os participantes a produzirem brinquedos com garrafas pets. De acordo com professora de voleibol do Esporte em Ação, Gabriele Benetti, eles aprenderam a reciclar em um momento lúdico. “Logo que terminavam, estavam brincando e se divertindo”, observou Gabriele. Acadêmicos de educação física da PUCPR também colaboraram, tanto nas atividades da oficina como na organização dos jogos, por meio da mobilização do estagiário do Núcleo Cidade Jardim, Ricardo Damasio, que também é presidente do Centro Acadêmico do curso de educação física da universidade.

A professora de artes da Secretaria de Educação do Paraná e diretora do Colégio Afonso Pena, Lais Hykavei, orienta participantes a produzirem brinquedos com garrafas pets.

Falando em jogos, entrar nas quadrinhas de voleibol parece ser a realização de um sonho da garotada e a professora Gabriele sabe bem disso. “Um mês antes do evento, comentei que eles representariam o projeto no festival e que outros núcleos de São José dos Pinhais participariam. Ficaram muito animados e curiosos para saber as equipes com quem jogariam! Foi um incentivo para a participação nas aulas”, contou. Além do esporte, os alunos praticaram durante as atividades os valores ensinados nas aulas como cooperação, respeito e responsabilidade. “Não tivemos nenhum caso de briga ou qualquer desentendimento durante os jogos”, observou o coordenador dos núcleos Afonso Pena e Cidade Jardim do projeto Esporte em Ação, Fabiano Prado.

Oficina de reciclagem é motivo de festa entre os participantes do festival, que se divide entre as quadras de jogos e a atividade para a elaboração de brinquedos.

Como característica destes eventos que reúnem vários núcleos, as crianças e adolescentes foram orientados a jogar em times formados por aluno de diferentes localidades. São nestes momentos que os iniciantes aprendem mais sobre as adversidades em campo, a importância de respeitar os colegas, de socializar e fazer novas amizades. Ao final, foram entregues brindes aos participantes que mais pontuaram, como bolas, e foram sorteadas mochilas e camisetas. Para que todos recebessem uma lembrança do evento, também foram distribuídos squeezes do Instituto Compartilhar. A presença dos pais no festival foi essencial, principalmente porque puderam acompanhar um pouco mais do trabalho desenvolvido com seus filhos e incentivar a prática esportiva.

“Achei o evento muito bom para o desenvolvimento de todos. Para minha filha está sendo importante para a disciplina, o trabalho em equipe (devido ao rodízio das duplas para a categoria Mini 2×2) e todo o calor de estar participando”, avaliou João Paulo Ferreira, pai da aluna do Núcleo Afonso Pena, Amanda Caroline, 11 anos, da categoria Mini 2×2. Para o aluno do Núcleo Cidade Jardim, Gabriel de Lima, 13 anos, da categoria Mini 3×3, o festival faz aprender coisas novas, além de companheirismo e respeito. A convidada do ginásio Borda do Campo, da prefeitura, Yasmin da Silva, revelou: “acho legal conhecer pessoas novas e se divertir”.

“Pudemos perceber o quanto um evento deste mexe com as crianças, desde a preparação até o final das atividades. Todos estavam ansiosos para jogar, participar da oficina e do sorteio”, afirmou o coordenador Fabiano. O festival de São José dos Pinhais contou com o apoio da Prefeitura Municipal, parceira dos dois núcleos do projeto Esporte em Ação. “O evento já faz parte do calendário da Semel. Para nós isso é uma conquista muito importante”, declarou Fabiano.

Parceira dos núcleos São José dos Pinhais/PR: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.

Fotos: Divulgação IC. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…