Notícias

Jogos Pan-Americanos 2015 é tema do festival da categoria Mini 2×2 do Núcleo Central – Curitiba/PR

Participantes conhecem uma modalidade esportiva diferente: voleibol sentado.

O primeiro festival do ano das crianças da categoria Mini 2×2 do Núcleo Central, realizado no dia 30 de maio, contou com esportes diferentes do que elas estão acostumadas a praticar no projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná. Durante o encontro que teve como tema os jogos Pan-Americanos 2015, os alunos jogaram badminton e vôlei sentado – com a participação especial do paratleta da Seleção Brasileira de Voleibol Sentado, Carlos Jacó Glemboski. A equipe pioneira desta modalidade no Paraná, Unilehu, também marcou presença no evento, além dos alunos do Supervôlei, ex-alunos do núcleo, pais e familiares.

O objetivo do festival foi apresentar aos alunos alguns esportes que não são tão conhecidos e motivá-los a também praticarem modalidades diferentes. Os professores foram um pouco mais além e, logo no início do encontro, explicaram brevemente aos participantes sobre a tocha e o ritual da pira olímpica na cerimônia de abertura dos jogos Pan-Americanos que, neste ano, serão realizados no Canadá.

Pais e familiares participam junto com as crianças de oficinas para confecção de medalhas e raquetes de tênis de mesa.

Em seguida, Carlos Jacó Glemboski, conversou com os participantes. O bate-papo foi bem produtivo: o paratleta de voleibol sentado contou sobre sua vida e carreira no esporte. Carlos também entrou em quadra com a garotada, pais e familiares e passou a tarde se divertindo com eles. Com certeza, foi uma experiência enriquecedora, principalmente para aqueles que tiveram a oportunidade de praticar a modalidade com o jogador da seleção brasileira.

Além do badminton e vôlei sentado, foram oferecidas duas oficinas bem interessantes: uma para a confecção de medalhas (com forminhas de brigadeiro e fitas decorativas), entregues aos familiares no final do evento; e outra para produção de raquetes de tênis de mesa com papelão. Os alunos fizeram rodízio para participar de todas as atividades, inclusive nos jogos da própria categoria. A aluna Letícia Campelo, 9 anos, gostou do festival: “fiz coisas legais com a minha mãe”, afirmou contente.

Paratleta da Seleção Brasileira de Voleibol Sentado, Carlos Jacó Glemboski, (à dir.) conta suas experiências pessoais e profissionais aos participantes e entra em quadra com eles.

O pai da aluna Rafaela Moro, 9 anos, Marcozalem Moro, resolveu ficar com a filha no evento e não se arrependeu: “foi a melhor coisa do mundo!”, contou. Já a mãe da aluna Carolina de Almeida, 11 anos, Adriana Priscila de Almeida, disse: “é uma ótima oportunidade para os pais participarem da vida dos filhos, valorizando cada conquista e mostrando a eles o quanto são especiais”. Ao final do festival, promovido na Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo – sede do Núcleo Central -, as crianças foram premiadas com medalhas diferentes das dos pais e responsáveis.

Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.

Fotos: Divulgação IC. 

Comentários encerrados.

Notícias Recentes
Leia Mais
7 de abril de 2016
Núcleo Natal/RN recebe visita técnica da analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia Keller, e encontro é bastante produtivo

Em outra matéria os destaques foram as visitas técnicas realizadas aos núcleos socioesportivos…

Leia Mais
5 de abril de 2016
Profissionais e acadêmicos da área da saúde dão dicas importantes aos alunos do Núcleo Natal/RN do projeto Vôlei em Rede

Orientações de primeiros socorros conquistaram a atenção das crianças e adolescentes do Núcleo…

Leia Mais
1 de abril de 2016
Biblioteca Núcleo Guaratuba é inaugurada e incentiva alunos a desenvolverem o hábito da leitura

Idealizada pela professora de educação física Cássia Graciotto, a Biblioteca Núcleo Guaratuba –…

Leia Mais
Alunos ficam motivados após primeiro festival de 2016 nos Núcleos Lagoa Santa/MG

As crianças e adolescentes dos núcleos Campinho e Santos Dumont – Lagoa Santa/MG…

Leia Mais
31 de março de 2016
Visitas técnicas são realizadas em vários núcleos socioesportivos do Instituto Compartilhar espalhados pelo Brasil

Durante o mês de março a analista de projetos do Instituto Compartilhar, Kátia…

Leia Mais
24 de março de 2016
Em clima de diversão, crianças e adolescentes do Núcleo Central – Curitiba/PR conhecem o significado dos elementos que representam a Páscoa

Mistério, felicidade, atividade física e, é claro, voleibol resumem a comemoração da Páscoa…

Leia Mais
20 de março de 2016
Núcleo Natal/RN participa da 3ª Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Os alunos do Núcleo Natal/RN saíram pelas ruas da cidade no domingo, 20…

Leia Mais
4 de março de 2016
Viagem ao Rio de Janeiro/RJ marca formatura dos alunos do Núcleo Central, em Curitiba

A dedicação de mais de 20 adolescentes do projeto Núcleos de Iniciação ao…

Leia Mais
22 de fevereiro de 2016
Evento no Núcleo Natal/RN tem como tema principal a prevenção de doenças como Dengue e Zika Vírus

Com mais de sete mil casos de suspeita de dengue registrados na cidade…